Participantes em 2016
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Astolfo Gomes de Mello Araujo (MAE), com "Ontologia e Epistemologia de uma (Inter)Disciplina: A Arqueologia como Paradigma de Interdisciplinaridade e suas Implicações Teóricas e Práticas" Professor Doutor do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Graduado em Geologia pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (1989), com mestrado em Arqueologia - Museu de Arqueologia e Etnologia / USP (1995), doutorado em Arqueologia - Museu de Arqueologia e Etnologia /USP (2001) e doutorado parcial (SWE) em Antropologia / Arqueologia na University of Washington, Seattle, EUA (1998). Coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas em Evolução, Cultura e Meio Ambiente - LEVOC. Experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Geoarqueologia e Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueologia, Estudos do Quaternário, Geomorfologia, paleoambientes, métodos arqueológicos. Produção: • Artigo "A arqueologia como paradigma de ciência histórica e interdisciplinar", publicado na 94ª edição da revista "Estudos Avançados". • Livro "Por uma Arqueologia Cética: Ontologia, Epistemologia, Teoria e Prática da mais Interdisciplinar das Disciplinas", publicado em 2019 pela editora Appris. |
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Dária Gorete Jaremtchuk (EACH e ECA), com "Exílio Artístico: Trânsito de Artistas Brasileiros para Nova York durante as Décadas de 1960 e 1970" Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), Mestrado (1999) e Doutorado (2004) em Artes pela Universidade de São Paulo. É professora de História das Artes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo e dos Programas de Pós-graduação em Artes Visuais da ECA/USP e Estudos Culturais EACH/USP. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, arte conceitual e exílios artísticos. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre trânsito de artistas brasileiros para os Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1970. Produção: • Artigo "'Exílio artístico' e fracasso profissional: artistas brasileiros em Nova Iorque nas décadas de 1960 e 1970", publicado na revista "Ars" (nº 28, 2016). |
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Flavio Ulhoa Coelho (IME), com o projeto "História do Pensamento Algébrico e seus Desdobramentos Didáticos" Bacharel (1982) e Mestre em Matemática (1985) pela Universidade de São Paulo; Doutor pela Universidade de Liverpool (1990) e Livre-Docente pela Universidade de São Paulo (1993). Professor do Instituto de Matemática e Estatística da USP desde 1985, é desde 2003 Professor Titular desta instituição. Sua área de pesquisa é Álgebra, trabalhando principalmente em Representações de Álgebras. Foi Chefe do Departamento de Matemática (2002-2006), Vice-Diretor do IME-USP (2006-2010) e Diretor do IME-USP (2010-2014). Foi membro da "Comissão de Atividades Acadêmicas (CAA)" da USP (2010-2013) e é membro da "Comissão Central de Avaliação Docente (CCAD)" desde novembro/2011. É também escritor tendo publicado 4 livros de contos. Produção: • Artigo "A história da álgebra e o pensamento algébrico: correlações com o ensino", publicado na 94ª edição da revista "Estudos Avançados". • Participação nos eventos "Ars Magna, 1545", "Literatura e Matemática: Uma Conversa" e "Jurimetria", todos realizados no IEA-USP. |
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Lucia Maciel Barbosa de Oliveira (ECA), com "Dinâmicas Culturais Contemporâneas: Imbricações entre Singularidades, Coletivos, Tecnologias e Instituições Culturais na Perspectiva do Comum" Docente e pesquisadora no Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da USP (2008) e no PPGCI - USP (2009). Doutora em Ciência da Informação, área de concentração Informação e Cultura, Linha de pesquisa Ação e Mediação Cultural, pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2006). Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da USP (2000), possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1993), licenciatura em História pela Faculdade de Educação da USP (1994). Atua na área de ação cultural e política cultural. Ministra aulas na graduação e na pós-graduação. Desenvolve o projeto 'Plataforma Cultura e Cidade: dinâmicas culturais contemporâneas' e dentro dessa pesquisa a experiênia de Medellín, na Colômbia (2009). Produção: • Artigo "Sobre conquistas e tensões", publicado na 93ª edição da revista "Estudos Avançados". • Vídeo "Dinâmicas, Flutuações e Pontos Cegos", resultado adicional da pesquisa realizada no IEA. • Participação nos eventos "Encontro com Paulo Herkenhoff" e "Memórias e Holocaustos no Chile", realizados no IEA. |
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Maria de los Angeles Gasalla (IO), com "Futuro das Sociedades Dependentes do Mar: Mudanças Climáticas, Desigualdades e Cooperação em Sistemas Sócioecológicos Complexos" Possui Mestrado (1995) e Doutorado (2004) em Oceanografia Biológica pela Universidade de São Paulo, e especializações na área de Modelagem Multiespecífica e Ciências da Pesca (Fisheries Centre, University of British Columbia (Canadá), DIFRES/University of Copenhagen (Dinamarca), Escuela Nacional de Pesca (Argentina), Universidad de Gran Canaria (España), Instituto Politécnico Nacional (CICIMAR/México). É Professora Doutora no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, e credenciada no Curso de Pós-graduação em Oceanografia dessa unidade. Atuou como pesquisadora científica no Instituto de Pesca durante 10 anos. Tem experiência na área de Ciências Pesqueiras e Oceanografia, com ênfase em Sistemas Marinhos Socio-Ecológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo de Recursos Pesqueiros e Ecossistemas Marinhos; Dimensão Humana da Pesca; Economia Pesqueira; Mudanças Climáticas e Pesca; Pesca Artesanal; Etnoecologia; Modelagem de Ecossistemas e Estoques Pesqueiros; Dinâmica de Populações; Transferências Energéticas; Cefalópodes (lulas); Governança dos Oceanos; Ecologia Humana (Pesca). Produção: • Organização de uma edição temática da revista "Maritime Studies" sobre a América Latina. • Capítulo "Impacts and effects of ocean warming on the contributions of fisheries and aquaculture to food security", publicado no relatório global da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês). • Organização do workshop "Mudanças Climáticas e os Oceanos". Artigo Social Vulnerability and Human Development of Brazilian Coastal Populations
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Rodolfo Nogueira Coelho de Souza (FFCLRP), com "Invenção de uma Ópera: A Máquina de Pascal em Pernaguá" É professor do Departamento de Música da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto vinculado à Faculdade de Filosofia Ciência de Letras de Ribeirão Preto. Atua como orientador de doutorado na Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicações e artes da USP. Graduou-se em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1976), fez Mestrado em Musicologia na ECA-USP (1994) e Doutorado em Composição Musical na University of Texas at Austin (2000). Em 2006 tornou-se Professor Livre Docente, sendo promovido ao Nível III em 2012. Atua nas áreas de Musicologia Analítica, Composição Musical e Tecnologia da Música, pesquisando os seguintes temas: análise de música brasileira do romantismo e modernismo, composição musical auxiliada por computadores, e teorias analíticas da música atonal. Foi coordenador do Lacomus - Laboratório de Computação Musical da UFPR (2001-2004) e atualmente é coordenador do LATEAM - Laboratório de Teoria e Análise Musical do DM-FFCLRP-USP. Entre suas composições musicais destacam-se: O Livro dos Sons (2010) para orquestra e sons eletrônicos, Concerto para Computador e Orquestra (2000) e Tristes Trópicos (1991). Produção: • Artigo "Sinestesia como Condição para a Linguagem: Uma Conjectura", publicado na "Revista de Percepção Musical" (v. 3, nº 2, 2016). • Artigo "Discrete and Combinatorial Mathematics, Geometry and Mathematics of Continuous Functions Used in Some of My Compositional Projects", publicado na revista "Brazilian Journal of Music and Mathematics” (v. 1, nº 1, 2016). |