Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Projetos Institucionais / Programas e Projetos Anteriores / Educação para a Cidadania

Educação para a Cidadania

por Marilda Gifalli - publicado 15/06/2013 12:55 - última modificação 01/09/2014 10:09

Em março de 1991, o documento "Ideias para um Projeto de Educação", do professor Alfredoescolapublicacapa.jpg Bosi, lançou as bases para a constituição do programa mobilizador "Educação para a Cidadania". Constituíram-se a partir do documento dois grupos: Estudos de Políticas Públicas de Educação e Paideia.

O primeiro produziu o documento Políticas Públicas de Educação publicado na revista Estudos Avançados, v. 5, n. 13: Políticas Públicas de Educação; Educação Básica no Brasil: a Agenda da Modernidade e Centros Integrados de Educação Pública: uma Nova Escola.

O grupo Paideia teve início em setembro de 1991 e conforme a diversidade da formação de seus integrantes, estimulou a emergência de analisar das questões sobre a linguagem na e da educação. Foram discutidas as relações entre a linguagem da ciência e outras linguagens, com exposições de Maria Lajolo da Unicamp e Nilson José Machado da Faculdade de Educação da USP, professor visitante do IEA. Em maio de 1992, Alfredo Bosi abordou o tema Metáfora em Vico e em abril coube ao professor Lino de Macedo, do Instituto de Psicologia da USP, discutir o tema Metáfora: Correspondência ou Transformação?. Em agosto, a professora Maria Aparecida de Aquino, do departamento de História da FFLCH-USP, falou sobre "Uma Concepção de Ensino Público: o Fazer-se Pedagógico. Em outubro, os professores Celso Favaretto e Franklin Leopoldo e Silva trataram do Ensino de filosofia no segundo grau. (Artigo publicado na Revista Estudos Avançados, vol. 6, n. 14 - 1992)

Em 1992, o professor visitante Sérgio Costa Ribeiro organizou um programa cujos resultados podem ser analisado na sua página e José Goldemberg, ex-ministro da Educação desenvolveu o projeto "Uma Análise Crítica da Evolução da Educação Brasileira: A Ação do Ministério da Educação". Em sua palestra, realizada dia 15 de novembro de 1992, falou sobre "O Estado e a Educação no Brasil". Em 1993, Goldemberg publicou o artigo Repensar a Educação no Brasil, na revista Estudos Avançados.

Realizações

As Estatísticas na Educação Brasileira

Expositores: Sérgio Costa Ribeiro e Heraldo M. Viana (Fundação Getúlio Vargas) e Ruben Klabin (Laboratório Nacional de Computação Científica)

14 de abril de 1992

Bases de um Desenvolvimento Moderno

Expositor: João Paulo dos Reis Velloso

18 de agosto de 1992

Condicionantes Culturais da Educação

Expositor: Eduardo Portella

20 de agosto de 1992

Revista Estudos Avançados, vol. 6, n. 16 - 1992

A Modernização Tecnológica e a Educação

Expositores: Sérgio Costa Ribeiro e Ruy Quadros Carvalho (Assessoria Especial de Assuntos Internacionais)

Estado e Educação no Brasil

José Goldemberg

9 de novembro de 1992

Revista Estudos Avançados

Mais Informações

Leia mais sobre o Programa de Educação, desenvolvido no IEA, no Informativo IEA, N. 19, págs 2 e 3, abril de 1991