I Escola USP de História das Ciências
Detalhes do evento
Quando
a 27/07/2018 - 18:30
Onde
Nome do Contato
Telefone do Contato
A I Escola USP de História das Ciências é um curso de extensão universitária oferecido pelo Centro Interunidades de História da Ciência (CHC) em parceria com o Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina do Instituto de Estudos Avançados.
O curso, que conta com a colaboração de docentes de diferentes departamentos e unidades da USP, tem como objetivo principal promover a formação complementar, em nível introdutório, em História das Ciências, compreendendo desde aspectos de seus fundamentos conceituais, a elementos metodológicos.
Público-alvo: estudantes de pós-graduação; professores de rede pública ou privada de ensino; estudantes de graduação de cursos de licenciatura e bacharelado, pessoas de diferentes formações interessadas em desenvolver projetos em História das Ciências e áreas afins.
O Curso será desenvolvido de 23 a 27 de julho de 2018, com a duração de 40 horas, e será composto por três módulos, conforme programação abaixo.
Coordenação
Francisco Rômulo Monte Ferreira (IB-USP)
Ivã Gurgel (IF-USP)
Contato: gurgel@usp.br
Inscrições
Curso público e gratuito | Inscrições encerradas
Atenção: para completar a inscrição, é necessário preencher o formulário no Sistema Apolo - USP após o preenchimento do questionário na inscrição prévia.
Critérios de Seleção
A seleção buscará contemplar os interessados na seguinte ordem:
- Estudantes de Pós-Graduação;
- Professores da Rede Pública;
- Professores da Rede Privada;
- Graduados atuando em áreas afins do curso;
- Estudantes do último ano de graduação;
- Estudantes de diferentes períodos de graduação;
- Demais interessados.
Cronograma
- Inscrição: 4 - 10 de junho
- 1ª chamada: 15 de junho
- Seleção das oficinas: 2 - 6 julho
- 2ª chamada: 10 de julho
Resultado
A I Escola USP de História das Ciências recebeu aproximadamente 700 inscrições. Para a seleção buscou-se contemplar uma cota mínima para cada categoria de público-alvo e verificou-se a proximidade com a área de História das Ciências. Considerando o grande interesse, faremos todos os esforços para realizar uma nova edição do curso em breve.
Os/as selecionados/as, para a efetivação da matrícula, deverão confirmar presença na semana de 02 a 06 de julho. Neste mesmo período deverá fazer a escolha das Oficinas Temáticas de Aprofundamento (Módulo III) de interesse.
Organização
Programação
Módulo 1 - Perspectivas para a História das Ciências
O objetivo central deste módulo é debater temas atuais que estão na base das pesquisas em História das Ciências. Cada aula contará com especialistas em diferentes assuntos, que buscarão trazer seus olhares para questões que transcendem temáticas de pesquisas específicas.
Horário: 9h às 12:30h
Aula de Abertura: A Linguagem da Revolução Científica: Uma Tese Linguística sobre as Origens da Ciência Moderna – Mauro Condé (UFMG)
Aula 2: Entre Epistemologia e História das Ciências: Possibilidades de Projetos em Epistemologia Histórica – Maurício de Carvalho Ramos (DF-FFLCH-USP) e Tiago dos Santos Almeida (PPGH-UFG)
Aula 3: Fontes e Aspectos Metodológicos da História das Ciências – Lilian Al-Chueyr Pereira Martins (FFCLRP-USP) e Rogério Monteiro de Siqueira (EACH-USP)
Aula 4: Historia e Historiografia das Ciências no Brasil e na América Latina – Márcia Regina Barros da Silva (DH-FFLCH-USP) e Ermelinda Pataca (FE-USP)
Aula 5: As Pesquisas em História das Ciências e em História das Ciências e Ensino: Aproximações e Diferenças – Paulo Porto (IQ-USP) e João Zanetic (IF-USP)
Módulo II - A História das Ciências em seu Contexto Social
Em diferentes cursos, a Ciência ainda é apresentada fora de seu contexto cultural, social e econômico, o que leva a uma compreensão de que as ideias e práticas científicas sejam independentes de sua época. O objetivo principal deste módulo é apresentar episódios históricos em que as ciências são tratadas em seus contextos.
Horário: 14h às 16h
Docente Convidado: Gildo Magalhães (DH-FFLCH-USP)
Resumo: Há uma importância crescente da ciência e da técnica ao longo da história, à medida em que a atividade científica vai paulatinamente adquirindo um foro próprio. A História das Ciências trata do desenvolvimento no tempo do conhecimento humano, no esforço de compreender e usar a natureza em sentido amplo, nela incluída o homem e sua sociedade. Essa história se torna mais abrangente quando aborda as problematizações, em que as questões epistemológicas são interpenetradas pela história social, a econômica e a das ideias correntes. Para entender melhor como funcionaram e seguem funcionando os diversos caminhos do conhecimento científico, apresentam-se os resultados e as controvérsias do passado como um processo ainda em aberto e reinterpretado continuamente.
Módulo III - Oficinas de Aprofundamento Temático (OAT)
O objetivo principal das Oficinas de Aprofundamento Temático é promover um espaço de aprendizagem em que as especificidades de cada subárea de estudo possa ser revelada. O trabalho neste módulo será realizado em subgrupos, organizados com o apoio de docentes colaboradores de diferentes áreas.
Horário: 16h30 às 18h30
Cada participante deve optar por um minicurso de 6h (tipo A) e um minicurso de 4h (tipo B) ou dois de 2h (tipos C1 + C2).
Segunda |
Terça |
Quarta |
Quinta |
Sexta |
A |
B ou C1 |
A |
B ou C2 |
A |
Minicursos Tipo A
Francisco Rômulo Monte Ferreira – História da Neurociência
Henrique Lindenberg Neto – A Evolução da Engenharia de Estruturas desde a Pré-História aos Dias de Hoje
Ivã Gurgel – Analisando Fontes Primárias para a Escrita da História das Ciências: Entre Manuscritos e Contextos
Lívia Botin – Estudos de Caso em Ciência, Tecnologia e Sociedade: Transgênicos, Células Tronco e Mudança Global
Luciana Valéria Nogueira; Kelma Cristina de Freitas; Fanley Bertoti da Cunha – História e Filosofia das Ciências: Possibilidades para uma Alfabetização Científica
Minicursos Tipo B
Danielle Rodrigues Amaro – Uma História da História da Arte no Brasil: Lugares de Formação e Desafios de Atuação
Eliana Zequim – História da Astronomia
Nilda Nazare Pereira Oliveira – C&T nas Forças Armadas Brasileiras: a Criação das Instituições de Ensino e Pesquisa
Valéria Silva Dias – Contribuições de Michael Faraday à História do Eletromagnetismo
Zaqueu Vieira Oliveira – As Disciplinas Matemáticas nos Séculos XVI e XVII: Algumas Concepções
Minicursos Tipo C1
Beatriz Bandeira – Mecanismo de Anticítera: um Recurso Didático Interdisciplinar
Flávio Coelho – A Arte da Restauração e da Oposição: a Álgebra no Mundo Árabe
Minicursos Tipo C2
Cibelle Celestino Silva – Contribuições de Jean Antoine Nollet para a Institucionalização da Física no Século XVIII
Raquel Krempel – Percepção e Linguagem: o Caso das Cores
Bruno Bontempi Jr e Roni Cleber Dias de Menezes – O Método Intuitivo: A Eficácia do Ensino Sustentada pela Ciência