Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Planejamento na Escala da Metrópole: Experiências Realizadas e Perspectivas Atuais

por Sandra Sedini - publicado 03/04/2019 11:35 - última modificação 24/09/2019 18:21

Detalhes do evento

de 16/04/2019 - 08:30
a 16/04/2019 - 12:30

Onde

Auditório IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Primeira mesa do ciclo de seminários Políticas Públicas na Escala Metropolitana: Dimensões Espaciais e Teritoriais e Desafios Institucionais, promovido pelo NAP Escola da Metrópole.

A ideia desta mesa será analisar a construção dos instrumentos de planejamento para uma governança de cidades para todos e todas. Deste modo, discutir os marcos regulatórios, a experiência do Plano Diretor de São Paulo a partir da análise de seus protagonistas, e aprofundar a busca de inovações urbanas que permitam dar suporte a uma gestão democrática e participativa, que consiga romper as vicissitudes das metrópoles subdesenvolvidas e toda a complexidade e desafios de ordem político, econômico e social que elas apresentam.

O Núcleo de Apoio à Pesquisa Escola da Metrópole é um observatório das metrópoles, acolhido como grupo de estudos pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP), sendo uma plataforma multidisciplinar que surgiu a partir da experiência prática vivida por vários de seus pesquisadores na governança da metrópole paulistana. Seu objetivo é fomentar o desenvolvimento de instrumentos e metodologias inovadoras de gestão urbana e desenvolver cidades mais sustentáveis, democráticas e socialmente justas.

Expositores:

Omar Pereyra (Pontificia Universidad Catolica Del Perú)

Luis Massonetto (FD e IEA - USP)

Fernando Haddad (FFLCH, IEA - USP e Insper)

Ermínia Maricato (LABHAB FAU e IEA - USP)

Fernando de Mello Franco (UPM)

Coordenação:

João Sette Whitaker (FAU e IEA - USP)

Evento público e gratuito |

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Capacidade da sala: 120 pessoas

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo