Você está aqui: Página Inicial / O IEA / Quem somos / Memória Institucional

Memória Institucional

por Marilda Gifalli - publicado 12/09/2013 14:15 - última modificação 27/07/2018 15:49

Gestões anteriores

2012-2016: Martin Grossmann


Artigos


Boletins

Informativo IEA (1989 - 2006)

Boletim IEA (2002 - Atualmente)

Fotos


Eventos

IEA 10 Anos

No ano de 1996 foram comemorados os dez anos do Instituto de Estudos Avançados, com umaInformativo do Instituto de Estudos Avançados ano VIII número 45 - capa série de grandes conferências, proferidas por personalidades de renome internacional, em muitos dos campos de atuação do Instituto. Aqui estiveram o Prêmio Nobel de Química Mario Molina do Massachusetts Institute of Technology, sobre o tema "A Situação Atual da Camada de Ozônio: Problemas e Perspectivas" em 17 de setembro; o presidente da União Internacional de Ciências Geológicas, William Fyfe, sobre o tema "O Sistema Terra e o Desenvolvimento Futuro dos Recursos Naturais para a Sociedade" em 9 de outubro; a psicóloga e pedagoga Emília Ferreiro; o presidente da Associação Juízes para a Democracia, Urbano Ruiz sobre o tema "Diversidade: Um tema para a Pesquisa Psicolingüistica e para Repensar do Próximo Século, em 30 de outubro; o Prof. Luiz Hildebrando Pereira da Silva, do Instituto Pasteur-França, sobre o tema "Pesquisa Biomédica no Século XXI: Que Prioridades Adotar em Países como o Brasil?" em 28 de outubro, e finalmente o renomado linguísta e cientista político Noam Chomsky, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts-EUA, sobre o tema "O Lugar da História da Lingüística na Construção Teórica da  Ciência da Linguagem, em 22 de novembro, o qual levou muitas centenas de pessoas para suas conferências, realizadas na FAU/USP. (Leia mais...).

IEA 15 Anos

Com uma trajetória singular na vida acadêmica e no mundo cultural brasileiro, o Capa Informativo IEA - n. 65 - 2001IEA completa 15 anos de fundação em 29 de outubro. Além dessa presença no debate científico, tecnológico e cultural, inclusive com a participação de pesquisadores, intelectuais e artistas de renome internacional, o IEA já exibe nessa ainda curta existência um elenco significativo de propostas de políticas públicas. Produzidas por programas especiais de pesquisa ou delineadas nos já tradicionais dossiês da revista 'Estudos Avançados', essas propostas têm tratado de aspectos cruciais para o desenvolvimento do país e melhoria das condições de vida de seu povo. Um pouco de história do Instituto é relatado nesta edição do Informativo 65, nas págs. 4 e 5.

A programação de todo o ano pode ser apreciada nos Informativos de 2001:

62

63

64

IEA 20 Anos

Criado em outubro de 1986, desde o início o IEA teve por missão ser um fórum de20 Anos do IEA - 1 reflexão interdisciplinar e de interação dos departamentos da Universidade, um canal para o diálogo da USP com outras instituições acadêmicas, do Brasil e do Exterior, e com a sociedade em geral e um espaço para a formulação de contribuições a políticas públicas em várias áreas. Foram inúmeros os eventos públicos com personalidades da ciência e da cultura e análises de temas nas áreas de saúde, educação, trabalho, meio ambiente, política de C&T e em outras questões de interesse direto para o desenvolvimento econômico, institucional e social do País. (Foto: Homenagem ao ex- reitor José Goldemberg em 24 de novembro de 2006. Esq p/ dir: Alfredo Bosi, Sérgio Mascarenhas, José Goldemberg, João Steiner, Armando Corbani Ferraz e Carlos Guilherme Mota).

Para comemorar esses 20 anos de realizações, o IEA teve em 2006 uma programação especial de eventos públicos, lançamentos de publicações e outras atividades. O primeiro evento comemorativo foi sobre a obra de Raymundo Faoro, nos dias 27 e 28 de abril. A escolha desse evento para o início das comemorações deve-se ao fato de Faoro ter sido o primeiro professor visitante e o primeiro conferencista do Instituto. Em agosto de 1986, dois meses antes da oficialização do IEA por meio de resolução do então reitor José Goldemberg, Faoro fez a conferência "Existe um Pensamento Político Brasileiro?"

Em maio foi lançado o livro "Ensino Superior: Conceito & Dinâmica", co-edição da Edusp e do IEA, com apoio da Fapesp. O livro reunirá as exposições e comentários feitos no Ciclo Temático Os Desafios do Ensino Superior no Brasil, realizado em 2004 e 2005.

Também em maio, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) fez conferência sobre suas propostas para a reforma do ensino superior: A Pós-Universidade. Buarque foi ministro da Educação, reitor da Universidade de Brasília e governador do Distrito Federal.

O neurocientista Iván Izquierdo, do Centro de Memória do Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUC-RS, é um dos pesquisadores de destaque convidados a proferir conferência este ano. Izquierdo é considerado um dos maiores especialistas do mundo em fisiologia da memória. Assista ao Vídeo: A Arte de Esquecer.

A revista Estudos Avançados, que no final do ano chegará à sua 58ª edição, ainda este bimestre terá todos os seus números disponíveis em formato digital na Scientific Electronic Library Online (SciELO). Esse fato será celebrado com a realização de um debate sobre a importância das bibliotecas digitais de periódicos científicos. As edições nºs 12 a 55 (atual) já estão na Scielo.

Ainda na área digital, outra realização será a reformulação total do site do IEA durante o primeiro semestre. Haverá uma melhor organização temática dos conteúdos e a implantação de ferramentas que facilitem a consulta e a interação com o Instituto por parte do público. Além disso, o acervo de vídeos está sendo digitalizado e estará todo na Midiateca.

Alfredo Bosi, editor da revista "Estudos Avançados", professor titular da FFLCH/USP, membro da Academia Brasileira de Letras, atual vice-diretor e ex-diretor do IEA, ao qual está ligado desde 1987, será homenageado com um simpósio sobre sua obra como historiador da literatura brasileira, crítico literário e ensaísta. Leia mais sobre as atividades de 2006 no relatório de gestão do Prof. João E. Steiner de 2004-2007. Leia mais...

Mais informações:

82

83

84

IEA 25 Anos

O dossiê "IEAs: Ciência e Sociedade" da edição nº 73 da revista "Estudos Avançados", integrouCapa Revista Estudos Avançados v25 n73 a programação das comemorações dos 25 anos do IEA em 2011. A proposta foi traçar um painel das ideias que nortearam a criação dos institutos de estudos avançados desde a fundação do pioneiro instituto de Princeton, nos EUA, até o surgimento de instituições mais recentes no Brasil e no exterior. A edição digital já está disponível na Scientific Electronic Library Online (SciELO)

Estão representados no dossiê, por artigos de seus diretores, os IEAs de: UnB, UFRGS, Unicamp, Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá), Budapeste (Hungria), Lyon (França) e Universidade Fudan (China). A seção dedicada ao IEA da USP contém artigos do diretor atual, ex-diretores, coordenadores dos Polos de Ribeirão Preto e São Carlos e do editor de "Estudos Avançados".

A criação de IEAs em diversas universidades do mundo, inclusive no Brasil, desde os anos 80, demonstra que a comunidade acadêmica internacional vê nesse tipo de instituição um componente fundamental para o desenvolvimento das universidades. Artigo de pesquisadores do IEA da Universidade de Freiburg (Alemanha) sobre os 32 IEAs participantes de encontro realizado em outubro de 2010 indica algumas características comuns, como a plena liberdade de pesquisa, e a variedade de estrutura, ênfases e enfoques. O dossiê de "Estudos Avançados" busca retratar essa vitalidade e o compromisso dos institutos com a excelência científica e a melhoria das sociedades em que estão inseridos.

Fotos da Sala do Conselho Universitário em evento realizado no dia 12 de dezembro de 2011

25 Anos do IEA - ft 01

Esq. p/ dir: Carlos Guilherme Mota (ex-diretor do IEA), José Goldemberg (ex-reitor da USP), Afredo Bosi (editor da Revista Estudos Avançados), Hélio Nogueira da Cruz (vice-reitor da USP), João Grandino Rodas (reitor da USP), César Ades (diretor do IEA) e Luiz Roberto Giorgetti de Brito (vice-diretor do IEA).

25 Anos do IEA - ft 08

Esq. p/ dir: Carlos Guilherme Mota, Alfredo Bosi, Hélio Nogueira da Cruz, João Grandino Rodas, Celso Lafer (presidente da Fapesp) e César Ades.

25 Anos do IEA - ft 03

25 Anos do IEA - ft 06

25 Anos do IEA - ft 28

Esq. p/ dir: Apresentação musical de Gilberto de Syllos Rosa e Ivan Vilela

25 Anos do IEA - ft 27

Apresentação musical de Ivan Vilela e Paula Ferrão Arruda


Homenagens