Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 301

Boletim IEA - 301

por Matheus Nistal - publicado 16/08/2023 14:35 - última modificação 16/08/2023 14:36

Edição 301 - 4 de maio de 2022
CÁTEDRA OLAVO SETUBAL

Cátedra Olavo Setubal lança coleção de livros sobre as atividades dos primeiros 5 anos

Nesta sexta-feira, 6, às 14h, no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, acontece o lançamento da coleção de livros sobre as atividades dos cinco primeiros anos da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, parceria entre o IEA e o Itaú Cultural. A participação presencial será aberta ao público, mediante inscrição prévia e apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19, além do uso de máscaras. Os titulares da cátedra no período foram Sérgio Paulo Rouanet (2016), Ricardo Ohtake (2017), Eliana Sousa Silva (2018) e a dupla Helena Nader e Paulo Herkenhoff (2019), que coordenaram conferências, seminários e mesas-redondas com a participação de 130 convidados no total.

Presencial com inscrição | Transmissão ao vivo pela internet

DESTAQUES
Novo livro

Caderno trata de soluções jurídicas adotadas para estímulo à inovação

O Núcleo Jurídico do Observatório da Inovação e Competitividade lança no dia 13 de maio, às 14h, o terceiro volume da série Cadernos de Direito e Inovação. Com o tema “Soluções Jurídicas para a Inovação”, o ebook, editado pelo IEA, contém 13 capítulos escritos por 40 autores. Trata-se de uma seleção de artigos sobre casos concretos em que a legislação de inovação foi utilizada com sucesso. Os textos não só revelam o uso da legislação, como relatam os desafios experimentados pelos próprios atores no desenvolvimento e implantação da solução jurídica encontrada.

Evento online com transmissão ao vivo pela internet

Curso

Curso sobre formas artísticas da Belle-Époque aos anos 1920 tem inscrições abertas

O Grupo de Pesquisa Brasil-França realiza de 17 de maio a 9 de junho o curso “Paris: A Vida, a Literatura e as Formas Artísticas da Belle-Époque aos Anos 1920”. O curso é gratuito e será ministrado de forma online por meio da plataforma Zoom. Os interessados devem se inscrever pelo Sistema Apolo da USP até 5 de maio. As 100 vagas serão preenchidas por ordem de inscrição ou por sorteio (se o número de inscritos passar de 100). Apenas a primeira exposição, de Laurence Campa, da Universidade Paris Nanterre, será em francês, sem tradução.

Novo catedrático

Virgílio Almeida afirma a importância de estudos transdisciplinares na nova ordem digital

Interações Humano-Algoritmos é o tema do projeto do cientista da computação Virgílio Almeida, da UFMG, como novo titular da Cátedra Oscar Sala. Ele tomou posse no dia 25 de abril, em cerimônia realizada na Sala do Conselho Universitário da USP. A ênfase do projeto será o estudo transdisciplinar dos algoritmos e máquinas inteligentes, "não como artefatos de engenharia e computação, mas como uma classe de atores que apresentam padrões de comportamento particulares na interação com humanos", afirmou o catedrático.

Reforma

Polo São Carlos do IEA retoma atividades após reforma de suas instalações

Com espaço completamente renovado, o Polo São Carlos do IEA retomou suas atividades no dia 18 de abril com uma reunião entre os coordenadores dos grupos de trabalho. As obras realizadas nos últimos dois anos visaram principalmente a reestruturação e adequação das instalações, agora em condições adequadas para pesquisadores, professores e alunos desenvolverem seus projetos. Nesse período também foram criados ou reativados novos grupos de trabalho, que são as principais plataformas de atuação do polo.

AGENDA

6 de maio, 14hLançamento da Coleção de Livros da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

Conjunto de livros traz as contribuições de 130 convidados das atividades coordenadas por Sérgio Paulo Rouanet, Ricardo Ohtake, Eliana Sousa Silva, Helena Nader e Paulo Herkenhoff. Assista ao vivo ou inscreva-se para participação presencial.

10 de maio, 14hDiálogos entre Alceu Amoroso Lima e Mário de Andrade

Leandro Garcia Rodrigues, da UFMG, apresenta seu trabalho sobre a troca epistolar entre Mário de Andrade e Alceu Amoroso Lima em 56 cartas enviadas entre 1925 e 1944. Assista ao vivo.

10 de maio, 17hInduzir a Inovação

A jornalista Karita Sena, dos Correios-MS, será a expositora do encontro. Segundos os organizadores, o país precisar definir claramente seus objetivos e os recursos para os programas de inovação. Assista ao vivo.

11 de maio, 14hAgenda 2030 – Quais São os Caminhos para Potencializar o Papel do SUS como Catalisador de CT&I

O encontro discutirá como a CT&I pode contribuir com a promoção universal de saúde digna a todos os brasileiros e qual o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) no ecossistema de CT&I. Assista ao vivo.

13 de maio, 14hSaúde Urbana em Debate: Atributos Urbanos e Saúde do Coração

Seminário debaterá recente pesquisa sobre as condições ambientais da cidade de São Paulo e sua incidência na saúde da população, em especial, quanto ao infarto agudo do miocárdio. Assista ao vivo.

13 de maio, 15hLançamento Cadernos de Direito e Inovação: Soluções Jurídicas para a Inovação

Encontro lança o 3º volume da série Cadernos de Direito e Inovação, editada pelo IEA. Os 13 capítulos do caderno são frutos de chamada pública feita pelo Núcleo Jurídico do Observatório da Inovação e Competitividade. Assista ao vivo.

16 de maio, 9hEcologia dos Saberes – Espaços Expositivos Participativos no Brasil

Evento refletirá sobre a inter-relação entre espaços expositivos (com ou sem acervos), contextos e comunidades locais a partir de experiências interativas e participativas brasileiras. Assista ao vivo.

 



INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP
Diretor: Guilherme Ary Plonski - Vice-Diretora: Roseli de Deus Lopes - Conselho Deliberativo: Guilherme Ary Plonski, Roseli de Deus Lopes, José Eduardo Krieger, Celso Lafer, Sergio Adorno, Henrique Araujo Aragusuku, Carlos Henrique de Brito Cruz, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA
Divisão de Comunicação: Chefe: Fernanda Cunha Rezende - Jornalista: Mauro Bellesa - (+ 55 11) 3091-3922 - Para receber, envie mensagem para boletim-iea@usp.br - Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.