ENCERRADA - Edital IEA 06/2023 para seleção de bolsistas de pós-doutorado
Inscrições até as 12:00 (horário de Brasília) de 18/09/2023
Atualização: Resultado final
O INCT Combate à Fome, considerando a necessidade de crescente investimento na formação de pessoal qualificado em alto nível para atender às demandas de desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do país e o disposto na Portaria GR nº 8035/2023, lançou edital para seleção de candidatos a até seis bolsas de pós-doutorado.
Nesta proposta, utilizando uma abordagem multi e transdisciplinar, serão desenvolvidos estudos a partir dos seguintes eixos temáticos, sob a supervisão de diferentes docentes da USP: Abordagem transdisciplinar de sistemas alimentares; Saúde e Nutrição; Inteligência Artificial; Políticas Públicas; Cadeia de Valor; e Comunicação.
Os selecionados receberão bolsas no valor de R$ 8.479,20 (oito mil, quatrocentos e setenta e nove reais e vinte centavos) mensais pelo período de 12 meses, e deverão realizar suas atividades no IEA-USP.
Acesse o edital completo e saiba como se inscrever.
São objetivos do INCT:
- conduzir estudos investigando a InA e os desafios e estratégias para atendimento do direito humano à alimentação adequada;
- identificar os determinantes da produção sustentável de alimentos, a redução dos gargalos ao abastecimento e distribuição de alimentos de qualidade e saudáveis e diminuição das perdas e desperdício de alimentos;
- investigar os determinantes sociais vinculados aos resultados de políticas públicas de alimentação e nutrição; e
- pesquisar, desenvolver e aplicar ferramentas e técnicas computacionais para coleta, fusão, processamento, armazenamento, análise, extração do conhecimento e disseminação de dados e informações sobre fome e InA em ambientes urbanos.
Como inovação, serão construídas ferramentas de análise e visualização modernas, que apoiem o tomador de decisão usando inteligência artificial. Outra inovação é a constituição da Comunicação como um eixo de investigação para a difusão e divulgação científicas, possibilitando a democratização do conhecimento para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e a diminuição das desigualdades.
O combate à fome
O edital ressalta que a fome é um problema complexo que não é natural nem aceitável, com caráter estrutural e multicausal, natureza política e econômica, e impactos sobre a vida social. Apesar da alimentação adequada ser um direito humano, e sua garantia estar alinhada aos ODS, registra-se um aumento global da fome e desnutrição, agravada pela situação pandêmica.
No Brasil, 33 milhões de brasileiros estão hoje em Insegurança Alimentar (InA) grave. A InA tem conexões com todas as etapas das atividades dos sistemas alimentares e requerem soluções sustentáveis e justas. Porém, evidências em avaliação de programas de combate à fome apontam resultados divergentes de uma mesma política pública.