Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Projetos Institucionais / Programas e Projetos Anteriores / Brasil: 2010-2020. Um Futuro Promissor?

Brasil: 2010-2020. Um Futuro Promissor?

por Marilda Gifalli - publicado 25/06/2013 15:05 - última modificação 30/09/2015 11:37

A Ciência Discute o Futuro do Brasilgoldembergcapa.jpg

Embora o Brasil tenha obtido avanços expressivos em muitos campos na primeira década deste século, ainda há muitos obstáculos a superar para que as aspirações da sociedade sejam satisfeitas. Mudanças estruturais são necessárias para assegurar o avanço do conhecimento, da inovação tecnológica, do crescimento econômico, da distribuição de renda e da preservação da natureza. Quais as ações prioritárias para favorecer essas mudanças? Quais as medidas a serem adotadas para tornar o período 2010-2020 mais promissor para todos?

Por iniciativa e coordenação do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, essas questões foram discutidas no colóquio 2010-2020: um Período Promissor para o Brasil?, nos dias 24 a 26 de junho de 2008, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), Cidade Universitária em São Paulo. O encontro comemorou os 60 anos de dedicação ao Brasil do físico, professor e ex-reitor da USP José Goldemberg, sempre atuando em defesa da melhoria da qualidade de vida em diferentes aspectos da realidade do país.

Os temas do colóquio foram ciência, tecnologia, energia, universidade e ambiente, abordados do ponto de vista das implicações dessas áreas para o desenvolvimento brasileiro. Seu comitê organizador contou com a participação da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Sociedade Brasileira de Física (SBF) e das seguintes unidades da USP: Instituto de Estudos Avançados (IEA), Escola Politécnica (EP), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) e Instituto de Física (IF). A equipe de funcionários de todas as instituições envolvidas tiveram papel fundamental na realização desse encontro.

Algumas conferências feitas no encontro estão publicadas no suplemento especial do Jornal da USP, reproduzido neste documento. A íntegra do colóquio – incluindo o módulo “Tecnologia e Desenvolvimento”, coordenado pelo diretor da Escola Politécnica da USP, professor Ivan Gilberto Sandoval Falleiros – pode ser acessada na midiateca do IEA.

Artigos

A Ciência Discute o Futuro do Brasil

Publicações: Seção Futuro

Vídeos:

Programa

 

24 a 26 de junho de 2008

COLÓQUIO 2010-2020 — UMA DÉCADA PROMISSORA PARA O BRASIL?

Módulo 1

CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO: ORGANIZAÇÃO: IF-USP, ABC E SBF

Coordenadores: Alejandro Szanto de Toledo (diretor do IF-USP) e Adolpho José Melfi (ABC; ex-reitor da USP)

CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO

Expositores: Hernan Chaimovich (vice-presidente da ABC e vice-diretor do IEA-USP), Marco

Antonio Raupp (presidente da SBPC), Marco Antonio Zago (presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico — CNPq), Eduardo Krieger (Fapesp e Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) e Alaor Silvério Chaves (presidente da SBF)

Coordenador: Adolpho José Melfi (representante da ABC em São Paulo e ex-reitor da USP)

Módulo 2

ENERGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Organização: IEE-USP e Grupo de Energia (Gepea) da EP-USP

Coordenadores: José Aquiles Baesso Grimoni (diretor do IEE-USP) e Luiz Cláudio Ribeiro Galvão(Gepea-EP-USP)

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Expositores: Frederico Augusto Varejão Marinho (Programa Nacional de Racionalização do Uso os Derivados de Petróleo e Gás Natural — Conpet), Luiz Augusto Horta Nogueira(Universidade Federal de Itajubá) e Marco Antonio Saidel (EP-USP), Uso Eficiente de Energia Elétrica — Pure — da USP

Coordenador: Ildo Luis Sauer (IEE-USP)

FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA

Expositor: Thomas Johansson (Universidade de Lund, Suécia), Laura Porto (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia — Proinfa — do Ministério de Minas e Energia), e Eliane Fadigas (EP-USP)

Coordenadora: Suani Teixeira Coelho (IEE-USP)

Módulo 3

UNIVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO

Organização: FFLCH-USP e SBPC

Coordenadores: Gabriel Cohn (diretor FFLCH-USP) e Marco Antonio Raupp (presidente da SBPC)

UNIVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO

Expositores: Carlos Vogt (secretário do Ensino Superior do Estado de São Paulo), Eunice Durham (Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas — NUPPs — da USP), Carlos Guilherme Mota (FFLCH-USP, IEA-USP e Universidade Presbiteriana Mackenzie), Wanderley Messias da Costa (FFLCH-USP; coordenador de Comunicação Social da USP) e Glauco Arbix (FFLCHUSP e IEA-USP)

Coordenador: Gabriel Cohn (diretor da FFLCH-USP)

Módulo 4

TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

Organização: EP-USP

Coordenador: Ivan Gilberto Sandoval Falleiros (diretor da EP-USP)

PLANEJAMENTO ELETROENERGÉTICO DO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL

E SEUS DESAFIOS

Coordenadores: Antônio Ermírio de Moraes (presidente do Grupo Votorantim), José Carlos de Miranda Farias (Empresa de Pesquisa Energética — EPE), Volney Zanardi Jr. (Ministério do Meio Ambiente), Carlos Márcio Vieira Tahan (EP-USP), Mário Thadeu Leme de Barros (EPUSP) e José Galizia Tundisi (EESC-USP e Instituto Internacional de Ecologia)

Coordenador: Ivan Gilberto Sandoval Falleiros (diretor da EP-USP)

Módulo 5

MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO

Organização: IEA-USP

Coordenador: Pedro Leite da Silva Dias (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas — IAG — da USP e IEA-USP; diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica — LNCC)

MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA

Expositores: Roberto Rodrigues (Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas — GV Agro), Luiz Gylvan Meira Filho (IEA-USP), Paulo Barreto (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia — Imazon) e Virgílio Viana (IEA-USP e Fundação Amazonas Sustentável) e Roberto Smeraldi (diretor da Amigos da Terra — Amazônia Brasileira)

Coordenador: Pedro Leite da Silva Dias (IAG-USP e IEA-USP; diretor do LNCC)

Encerramento

DEBATE:

QUAIS AS INICIATIVAS E POLÍTICAS PÚBLICAS A SEREM IMPLANTADAS EM 2008 E 2009 PARA QUE O PERÍODO 2010-2020 SEJA MAIS PROMISSOR PARA O BRASIL?

Debatedores: Alejandro Szanto de Toledo (diretor do IF-USP), Carlos Roberto Azzoni (diretor da FEA-USP), Celso Lafer (presidente da Fapesp; FD-USP) Cesar Ades (diretor do IEA-USP), Gabriel Cohn (diretor da FFLCH-USP), Ivan Gilberto Sandoval Falleiros (diretor da EP-USP), José Aquiles Grimoni (diretor do IEE-USP)

Coordenador: Jacques Marcovitch (FEA-USP; ex-reitor da USP)