-
Temas para pensar a escola
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
07/02/2020
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
Durante o segundo semestre de 2019, palestrantes levantaram discussões sobre tópicos como equidade, fragmentação do conhecimento e a gestão escolar
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes
/
Sistematização e Propostas - 30 de novembro
-
Foco na equidade e nas especificidades
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
07/02/2020
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
Os projetos temáticos propostos pelos participantes focaram em atender demandas de públicos tradicionalmente deixados de lado pelas políticas públicas
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes
/
Sistematização e Propostas - 30 de novembro
-
O futuro da cátedra
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
07/02/2020
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
Para os próximos quatro anos, os responsáveis pela Cátedra de Educação Básica estabeleceram como objetivo aumentar a abrangência da iniciativa e focar no combate à fragmentação do conhecimento na escola
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes
/
Sistematização e Propostas - 30 de novembro
-
Para consolidar um espaço permanente de formação continuada
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
07/02/2020
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
No fechamento do semestre, participantes exploram ideias para os próximos anos da Cátedra e reconhecem o espaço de discussão como relevante para sua formação continuada
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes
/
Sistematização e Propostas - 30 de novembro
-
Entre a criança e a política pública
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
01/08/2019
—
última modificação
20/08/2019 14:58
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
Avaliar é um dos meios de se observar o desenvolvimento, seja das crianças em um berçário ou de um sistema de ensino. Mais para que isso aconteça, a avaliação deve ser mais do que um produto
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo Ação e Formação do Professor
/
Planejamento e Avaliação - 13 de abril
-
O desafio da qualidade passa pelo professor
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
01/08/2019
—
última modificação
20/08/2019 14:59
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
Valorizar a formação inicial e continuada é chave para melhorar os índices de aprendizagem no Brasil, diz especialista
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo Ação e Formação do Professor
/
Planejamento e Avaliação - 13 de abril
-
Os desafios da formação inicial e seus impactos
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
01/08/2019
—
última modificação
20/08/2019 14:59
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
Cursos de Pedagogia e licenciaturas perdem a oportunidade de preparar os futuros professores para a prática da sala de aula e transformam as iniciativas de formação continuada em "supletivos" do que deveria ter sido a graduação
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo Ação e Formação do Professor
/
Experiências Inovadoras na Formação do Professor da Educação Básica - 18 de maio
-
A divulgação científica como apoio a formação de professores
-
por Nelson Niero Neto
—
publicado
01/08/2019
—
última modificação
20/08/2019 14:59
—
registrado em:
Cátedra de Educação Básica,
Pedagogia,
Ensino Básico,
Educação
Em São Carlos, iniciativas do campus da USP na cidade aproximam graduandos da Educação Básica e dão apoio para o trabalho de professores dos ensinos Fundamental e Médio
Localizado em
PESQUISA
/
…
/
Ciclo Ação e Formação do Professor
/
Experiências Inovadoras na Formação do Professor da Educação Básica - 18 de maio
-
Mudanças no novo Fundeb podem gerar contradições na legislação
-
por Thais Cardoso
—
publicado
06/10/2021
—
última modificação
08/10/2021 00:36
—
registrado em:
Educação,
Ensino Básico,
Cátedra Sérgio Henrique Ferreira,
Polo Ribeirão Preto,
USP Analisa,
Ensino Público
Consultora da Confederação Nacional de Municípios explica problemas na segunda parte da entrevista ao USP Analisa
Localizado em
NOTÍCIAS
-
Cátedra promove curso de atualização sobre políticas públicas para a educação básica
-
por Mauro Bellesa
—
publicado
03/06/2021
—
última modificação
11/06/2021 15:33
—
registrado em:
Educação,
curso,
Ensino Básico,
Cátedra Sérgio Henrique Ferreira,
Polo Ribeirão Preto,
capa
Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, sediada no Polo Ribeirão Preto do IEA, realiza, de 15 de julho a 25 de novembro, o curso de atualização "Políticas Públicas e a Qualidade da Educação Brasileira".
Localizado em
NOTÍCIAS