Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Oportunidades de pesquisa

Oportunidades de pesquisa

por Richard Meckien - publicado 08/08/2016 14:40 - última modificação 29/01/2019 12:46

Universidade de Durham, Inglaterra

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 02/04/2019 10:35

Prazo de inscrição: 07/06/2019

O Instituto de Estudos Avançados (IAS) é um dos principais institutos de pesquisa interdisciplinar da Universidade de Durham, fornecendo um fórum para debate e colaboração em todo o espectro disciplinar. Durham oferece aos bolsistas tempo e liberdade para pensar, longe das exigências de suas vidas profissionais cotidianas. Ao recrutar pesquisadores de todo o mundo, o IAS promove um ambiente intelectual estimulante no qual pensadores de diversas origens culturais e disciplinares podem trocar ideias. Os candidatos podem ser de qualquer disciplina acadêmica ou formação profissional.

Mais informações

Universidade de Erfurt, Alemanha

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 01/04/2019 09:06

Prazo de inscrição: 22/04/2019

O Max Weber Centre for Advanced Cultural and Social Studies, localizado na Universidade de Erfurt, é um centro de pesquisa internacional altamente classificado. Seu programa de pesquisa "weberiana" combina perspectivas históricas, comparativas e interdisciplinares com foco em questões normativas nas ciências sociais. Tem maior interesse nos desafios sociais contemporâneos, especialmente aqueles que surgem em conexão com pluralidade (religiosa), diversidade cultural e processos sociais de aceleração e crescimento.

A Kollegforschungsgruppe (KFG, “DFG - Centro de Estudos Avançados em Humanidades”) intitulada “Religião e Urbanidade. Transformações recíprocas” convida os pedidos de bolsas para o período entre 01/09/2019 e 28/02/2021. As bolsas são concedidas por um período de três a seis meses. Os bolsistas devem residir em Erfurt durante o período de bolsa.

A KFG investiga a co-constituição e co-evolução da religião e do urbano. Isso compreende os processos recíprocos decorrentes, mas também impactantes em objetos, arquitetura e textos, narrativas, imaginários e imaginações aspirativas.

As bolsas são concedidas a pesquisadores que trabalham nas humanidades, especialmente nos campos de história ou história da religião (ou, ainda, sociologia e estudos urbanos com foco em desenvolvimentos históricos e religiosos). A KFG é financiada pela Fundação Alemã de Pesquisa e dirigida pela Prof. Dr. Susanne Rau e pelo Prof. Dr. Jörg Rüpke. Mais informações sobre o Max-Weber-Kolleg e o KFG estão disponíveis em: www.uni-erfurt.de/maxwe e www.uni-erfurt.de/go/urbrel.


Leia mais sobre a oportunidade

Universidade de Edimburgo, Escócia

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 07/03/2019 14:12

Prazo de inscrição: 30/04/2019, às 17:00 (horário local)

Todas as chamadas a seguir têm o mesmo prazo e estão sendo oferecidas pelo Instituto de Estudos Avançados em Humanidades (IASH), da Universidade de Edimburgo.

Postdoctoral Fellowships 2019-20
Bolsas de pós-doutoramento com duração de até dez meses estão sendo oferecidas a candidatos de qualquer área das Artes, Ciências Humanas e Ciências Sociais. O IASH fornece uma localização invejável em uma das cidades mais intelectualmente inspiradoras do mundo, juntamente com uma rede dinâmica de conexões internacionais. Bolsa de £ 12.500.
Mais

Junior Anniversary Fellowship 2019-20
Para o seu aniversário de 50 anos, o IASH criou uma bolsa de dez meses de duração para os pesquisadores mais promissores da área de Artes, Humanidades e Ciências Sociais. São buscadas candidaturas centradas no lugar das humanidades no século XXI, para levar adiante a pesquisa de maneira interdisciplinar, talvez nos limites mais externos das ciências humanas, das artes e das ciências sociais. Bolsa de £ 15.000.
Mais

Digital Scholarship Postdoctoral Fellowships 2019 - 2020
Essas bolsas de estudo, com duração entre três e seis meses, destinam-se a encorajar pesquisas interdisciplinares de excelência e atividades de networking com foco específico no digital. Bolsa de £ 7.500.
Mais

CSMCH-IASH Visiting Postdoctoral Fellowship in Modern and Contemporary History 2019-20

Bolsa de estudos com três meses de duração que se destina ao incentivo de pesquisa interdisciplinar de excelência e colaboração acadêmica para candidatos em início da carreira no amplo campo da história moderna e contemporânea. O tema de pesquisa interdisciplinar deste ano é 'revolução', e os candidatos devem abordar esse tema. A maior parte da pesquisa deve se enquadrar no período moderno e contemporâne” (de 1750 ao presente). Bolsa de £ 3.300 e subsídios de viagem.
Mais

Library Fellowships 2019-20
As candidaturas para bolsas de três a seis meses de duração são aplicáveis a pesquisadores de pós-doutorado em qualquer área das Artes, Humanidades e Ciências Sociais, para examinar coleções especiais realizadas na Universidade de Edimburgo. As coleções incluem arquivos, manuscritos, livros raros, arte, instrumentos musicais e outras coleções de museus. Muitas não foram catalogadas ou totalmente pesquisadas, apresentando novas oportunidades para uma ampla gama de disciplinas acadêmicas. Os tópicos para 2019-20 podem incluir os documentos da sessão escocesa, arquivos de Thomas Nelson e/ou Arthur Koestler, manuscritos do Oriente Médio e/ou as coleções do Malaui. Bolsa de £ 7,500, além de subsídios de viagem.
Mais

Universidade de Konstanz, Alemanha

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 18/02/2019 17:40

Prazo de inscrição: 31/03/2019 e 30/04/2019

As bolsas AAA do Zukunftskolleg, ligado à Universidade de Konstanz, apoia pesquisadores em início de carreira oriundos da África, da Ásia e da América Latina. As bolsas têm duração de até três ou seis meses e são oferecidas a pesquisadores relacionados a um dos treze departamentos da Universidade de Konstanz. É possível utilizar esse tempo para ampliar redes de pesquisa e conhecer o ambiente de pesquisa na Universidade de Konstanz sem perder seus laços com a universidade de origem. Como essas bolsas podem construir uma primeira ponte para o sistema acadêmico alemão e europeu, os bolsistas de doutorado em seu último ano também são encorajados a se inscreverem. O bolsista AAA terá um parceiro do Zukunftskolleg, que o ajudará a integrar-se ao seu respectivo departamento e o apoiará durante sua pesquisa. O financiamento segue as regras do DAAD e incluirá uma bolsa de 1.200 € / mês e uma contribuição para viajar para Konstanz e vice-versa. O Zukunftskolleg não oferecerá contratos de trabalho para os bolsistas. É possível negociar uma contribuição para o seguro de saúde e custos de visto com o Escritório Central depois que a solicitação for concedida pelo Comitê Executivo.

Mais infomações

Universidade de Erfurt, Alemanha

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 21/01/2019 11:35

Prazo de inscrição: 15/04/2019

O Max-Weber-Kolleg, da Universidade de Erfurt, está oferecendo vagas para projetos de doutorado nas áreas de Clássicos, Estudos Religiosos, Sociologia, Filosofia e, especialmente, nos campos da América do Norte, História Moderna e História Antiga, bem como assuntos relacionados dentro da estrutura da Escola Internacional de Pós-Graduação (IGS) “Resonant Self-World Relations in Práticas Socio-Religiosas Antigas e Modernas”. Os projetos terão orientação dos professores Dr. Jörg Rüpke, Dr. Hartmut Rosa (Erfurt), Dr. Wolfgang Spickermann e Dr. Irmtraud Fischer (Graz), e serão financiados pela Fundação de Pesquisa Alemã (DFG). As vagas devem ser preenchidos até 1° de outubro de 2019 por um período de 29 meses, com a opção de uma prorrogação de sete meses. O projeto é uma cooperação entre o Max-Weber-Kolleg e a Universidade de Graz. Os participantes deverão passar um ano acadêmico na universidade cooperante no segundo ano do programa.

Saiba mais sobre como se inscrever

Navegação