Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Oportunidades de pesquisa

Oportunidades de pesquisa

por Richard Meckien - publicado 08/08/2016 14:40 - última modificação 29/01/2019 12:46

Universidade de Konstanz, Alemanha

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 11/12/2019 15:59

Prazo de inscrição: 15/10/2019

O Zukunftskolleg é o instituto de estudos avançados da Universidade de Konstanz (Alemanha) para a promoção de destacados pesquisadores em início de carreira nas ciências naturais, humanidades e ciências sociais. Oferece uma plataforma para o discurso interdisciplinar entre pesquisadores na Alemanha e no exterior, fornecendo recursos para a obtenção de financiamento extramuros. Pesquisadores do Zukunftskolleg realizam pesquisas sem restrições administrativas e têm a liberdade de se envolver em uma troca significativa com outros colegas promissores.

O Zukunftskolleg oferece:

  • três bolsas de pós-doutorado de dois anos de duração para aqueles que estão no estágio inicial de sua carreira acadêmica e planejam desenvolver e implementar um projeto de pesquisa independente. O grupo-alvo consiste de pesquisadores em nível de pós-doutorado, de mente aberta, que assumem riscos e são intelectualmente talentosos, de modo que se possa esperar que eles assumam papéis de liderança na academia;
  • duas bolsas de pesquisa de cinco anos de duração para promover pesquisadores com experiência de trabalho significativa no nível de pós-doutorado, visando uma carreira acadêmica. Os fellows constroem sua própria identidade acadêmica ao liderar um grupo de pesquisa independente na Universidade de Konstanz. Essas bolsas estão disponíveis para pesquisadores caracterizados por uma mente forte e criativa, uma capacidade de pensar e se comunicar além de suas próprias disciplinas, independentemente de sua nacionalidade.

 

Ambos os perfis de bolsas estão abertos a pesquisadores de todas as áreas representadas na Universidade de Konstanz.

Leia mais

Pôster 1 Pôster 2

Universidade de Freiburg, Alemanha

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 11/12/2019 15:59

Prazo de inscrição: 15/09/2019

Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Freiburg (Frias), na Alemanha, está anunciando o seu sétimo edital para o Frias COFUND Fellowship Programme (FCFP) e convida pesquisadores de todas as áreas e nacionalidades para as inscrições.

As bolsas para pesquisadores seniores são para três a dez meses de programa, enquanto que para juniores o período é de 12 meses. O processo seletivo é altamente competitivo e há cofinanciamento do Marie S. Curie Actions COFUND, programa da União Europeia.

Leia mais sobre a oportunidade

Universidade de Gana, Gana

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 11/12/2019 15:59

Prazo de inscrição: 15/10/2019

O Instituto Merian de Estudos Avançados na África (MIASA) se dedica ao tema da "Governança Sustentável". Em sua segunda chamada para bolsas de curto prazo, o MIASA recebe candidaturas de pesquisadores de excelência para participar do grupo interdisciplinar (IFG) “Transformação Rural Sustentável”, de fevereiro a maio de 2020. Pesquisadores juniores e seniores de todos os países e concluintes de doutorado em disciplinas relevantes de Humanidades ou Ciências Sociais são o público-alvo. Os candidatos devem propor um projeto de pesquisa que corresponda ao foco de pesquisa do IFG sobre “Transformação Rural Sustentável na África”.

Link para a chamada
Folder
Orientações para a inscrição

Universidade de Durham, Inglaterra

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 11/12/2019 15:58

Prazo de inscrição: 07/06/2019

O Instituto de Estudos Avançados (IAS) é um dos principais institutos de pesquisa interdisciplinar da Universidade de Durham, fornecendo um fórum para debate e colaboração em todo o espectro disciplinar. Durham oferece aos bolsistas tempo e liberdade para pensar, longe das exigências de suas vidas profissionais cotidianas. Ao recrutar pesquisadores de todo o mundo, o IAS promove um ambiente intelectual estimulante no qual pensadores de diversas origens culturais e disciplinares podem trocar ideias. Os candidatos podem ser de qualquer disciplina acadêmica ou formação profissional.

Mais informações

Universidade de Erfurt, Alemanha

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 11/12/2019 16:00

Prazo de inscrição: 22/04/2019

O Max Weber Centre for Advanced Cultural and Social Studies, localizado na Universidade de Erfurt, é um centro de pesquisa internacional altamente classificado. Seu programa de pesquisa "weberiana" combina perspectivas históricas, comparativas e interdisciplinares com foco em questões normativas nas ciências sociais. Tem maior interesse nos desafios sociais contemporâneos, especialmente aqueles que surgem em conexão com pluralidade (religiosa), diversidade cultural e processos sociais de aceleração e crescimento.

A Kollegforschungsgruppe (KFG, “DFG - Centro de Estudos Avançados em Humanidades”) intitulada “Religião e Urbanidade. Transformações recíprocas” convida os pedidos de bolsas para o período entre 01/09/2019 e 28/02/2021. As bolsas são concedidas por um período de três a seis meses. Os bolsistas devem residir em Erfurt durante o período de bolsa.

A KFG investiga a co-constituição e co-evolução da religião e do urbano. Isso compreende os processos recíprocos decorrentes, mas também impactantes em objetos, arquitetura e textos, narrativas, imaginários e imaginações aspirativas.

As bolsas são concedidas a pesquisadores que trabalham nas humanidades, especialmente nos campos de história ou história da religião (ou, ainda, sociologia e estudos urbanos com foco em desenvolvimentos históricos e religiosos). A KFG é financiada pela Fundação Alemã de Pesquisa e dirigida pela Prof. Dr. Susanne Rau e pelo Prof. Dr. Jörg Rüpke. Mais informações sobre o Max-Weber-Kolleg e o KFG estão disponíveis em: www.uni-erfurt.de/maxwe e www.uni-erfurt.de/go/urbrel.


Leia mais sobre a oportunidade