Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Oportunidades de pesquisa

Oportunidades de pesquisa

por Richard Meckien - publicado 08/08/2016 14:40 - última modificação 29/01/2019 12:46

Universidade de Konstanz, Alemanha

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 03/03/2020 14:58

Prazo de inscrição: 28/02/2020

O Zukunftskolleg é o instituto de estudos avançados da Universidade de Konstanz (Alemanha) para a promoção de destacados pesquisadores em início de carreira nas ciências naturais, humanidades e ciências sociais. Oferece uma plataforma para o discurso interdisciplinar entre pesquisadores na Alemanha e no exterior, fornecendo recursos para a obtenção de financiamento extramuros. Pesquisadores do Zukunftskolleg realizam pesquisas sem restrições administrativas e têm a liberdade de se envolver em uma troca significativa com outros colegas promissores.

As bolsas Zukunftskolleg Konnect apoiam pesquisadores da África, Ásia e América Latina que estejam em início de carreira nas áreas relacionadas a um dos treze departamentos da Universidade de Konstanz. Como bolsista do ZUKOnnect, é possível ampliar as redes de pesquisa e conhecer um novo ambiente de pesquisa universitário sem perder o vínculo com a universidade de origem. Uma vez que as bolsas podem ajudar os candidatos na construção de sua primeira ponte para o sistema acadêmico alemão e europeu, estudantes em último ano de doutorado também são incentivados a se inscrever. O Zukunftskolleg não oferecerá contratos de trabalho para os bolsistas do ZUKOnnect.

Mais informações sobre a oportunidade

Pôster

Universidade de Cergy-Pontoise, França

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 03/03/2020 14:58

Prazo de inscrição: 17/01/2020 (resumo) e 14/02/2020 (inscrição completa)

Como parte da Iniciativa de Excelência Paris Seine (PSI), uma chamada de propostas foi lançada para apoiar a excelência em pesquisa e o desenvolvimento internacional. O programa PSI-IAS Fellowships fomenta a internacionalização de visitas multidisciplinares. Pesquisadores de todas as nacionalidades são elegíveis. O programa receberá 10 pesquisadores juniores e seniores por um período que varia de quatro meses a um ano, durante o ano letivo de 2020-2021.

Descrição do programa
Saiba mais sobre como se inscrever
Contato: fir-inq@ml.u-cergy.fr

Universidade de Edimburgo, Escócia

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 03/03/2020 14:58

Prazo de inscrição: 28/02/2020, às 17:00 (horário local)

Todas as chamadas a seguir têm o mesmo prazo e estão sendo oferecidas pelo Instituto de Estudos Avançados em Humanidades, Edimburgo.

Senior Anniversary Fellowship 2020-2021
Em seu 50º aniversário, o IAS criou bolsas de estudo de três meses para os acadêmicos mais promissores em artes, humanidades e ciências sociais. Para 2020-21, buscam-se aplicações centradas no lugar das humanidades no século 21 para levar adiante a investigação de maneira interdisciplinar, talvez nas fronteiras disciplinares mais externas das ciências humanas, artes e ciências sociais. £ 10.500,00 de bolsa, além de subsídios de viagem.
Mais

Environmental Humanities Visiting Research Fellowships 2020-2021
Essas bolsas de estudo entre dois e quatro meses destinam-se a incentivar pesquisas interdisciplinares extraordinárias, colaboração acadêmica internacional e atividades de networking de bolsistas de pesquisa visitantes com um enfoque específico nas ciências humanas ambientais. Bolsa de £ 1.000,00 disponível.
Mais

IASH-SSPS Research Fellowships 2020-2021
As Bolsas de Pesquisa IASH-SSPS têm como objetivo incentivar pesquisas interdisciplinares de destaque, colaboração acadêmica internacional e atividades de networking de bolsistas de pesquisa em conjunto com acadêmicos da School of Social and Political Science (SSPS). Visita de dois a quatro meses. Bolsas disponíveis sob consulta.
Mais

Daiches-Manning Memorial Fellowship in 18th-Century Scottish Studies 2020-2021
A Daiches-Manning Memorial Fellowship homenageia dois excelentes estudiosos da literatura e cultura escocesa do século XVIII, o professor David Daiches (1912–2005) e a professora Susan Manning (1953–2013). É oferecida bolsa de US$ 3.000,00 / £ 1.800,00 em apoio à pesquisa sobre qualquer aspecto dos estudos escoceses do século XVIII. Visita de dois a seis meses, aberta a bolsistas de pós-doutorado de todas as nacionalidades, em todas as disciplinas e em todos os níveis de carreira.
Mais

Digital Scholarship Visiting Research Fellowships 2020-2021
Bolsas de estudo entre dois e quatro meses que se destinam a incentivar pesquisas interdisciplinares de foco digital, colaboração acadêmica internacional e atividades de networking com foco específico no digital. Bolsa de £ 1.000,00 disponível.
Mais

Combe Trust Fellowship
A intenção é incentivar a pesquisa interdisciplinar e a colaboração acadêmica internacional de destaque com acadêmicos do Centro de Teologia e Assuntos Públicos de Edimburgo: https://ctpi.div.ed.ac.uk/. Os pedidos de visitas de dois a três meses são bem-vindos por pesquisadores seniores nas seguintes áreas: teologia pública, religião e educação religiosa, fisiologia e saúde, direito escocês, construção da paz, reforma penitenciária, psiquiatria, psicologia e neurociência, filosofia moral, ciências naturais e artes (teatro, cinema, dança e artes visuais). Bolsa de £ 3.900,00.
Mais

IASH-Alwaleed Research Fellowship
O objetivo é incentivar pesquisas interdisciplinares de destaque no campo do Islã contemporâneo e da cultura muçulmana, além de colaboração acadêmica internacional e atividades de trabalho em rede de pesquisadores em conjunto com acadêmicos do Centro Prince Alwaleed Bin Talal para o Estudo do Islã no Mundo Contemporâneo: www.alwaleed.ed.ac.uk. Bolsa de £ 3.500,00 e verba para viagens.
Mais

Université Sorbonne Nouvelle, France

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 14:55 - última modificação 11/12/2019 15:59

Prazo de inscrição: 10/11/2019

Institut de Hautes Etudes de l’Amérique Latine (IHEAL) está recebendo candidaturas para as suas cátedras de professores convidados.

O IHEAL privilegia as candidaturas para um semestre (4 meses de setembro a dezembro de 2020 ou 3 meses de janeiro a abril de 2021), possibilitando uma real inserção dos professores convidados nas atividades de ensino e de pesquisa da universidade.

Os beneficiários das cátedras serão solicitados a ministrar dois cursos por semestre, numa carga horária total de 24 horas. Os cursos correspondem aos temas de pesquisa e competências do professor convidado, mas podem ser modificados em função das necessidades do IHEAL. As aulas podem ser ministradas em francês, inglês ou espanhol.

O IHEAL recebe candidaturas nas áreas de história, antropologia, geografia, sociologia, economia e ciência política. Durante o ano letivo 2020-2021, o comitê de seleção prestará uma atenção particular - mas não exclusiva - às propostas de curso nas áreas de sociologia, estudos de gênero e estudos urbanos, como também àquelas voltadas para América Central, o Caribe e o México. Os professores podem ser convidados a ministrar aula no novo Mestrado LAGLOBE (Latin America and Europe in a Global World) do IHEAL, que conta com o apoio da União Européia.

Os professores e pesquisadores que se beneficiarem da cátedra poderão realizar atividades em outras unidades da Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3, bem como em outras instituições universitárias francesas ou europeias com as quais o IHEAL mantém colaborações.

Mais informações sobre a oportunidade e instruções para se candidatar estão disponíveis neste link.

Universidade de Konstanz, Alemanha

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 11/12/2019 15:59

Prazo de inscrição: 15/10/2019

O Zukunftskolleg é o instituto de estudos avançados da Universidade de Konstanz (Alemanha) para a promoção de destacados pesquisadores em início de carreira nas ciências naturais, humanidades e ciências sociais. Oferece uma plataforma para o discurso interdisciplinar entre pesquisadores na Alemanha e no exterior, fornecendo recursos para a obtenção de financiamento extramuros. Pesquisadores do Zukunftskolleg realizam pesquisas sem restrições administrativas e têm a liberdade de se envolver em uma troca significativa com outros colegas promissores.

O Zukunftskolleg oferece:

  • três bolsas de pós-doutorado de dois anos de duração para aqueles que estão no estágio inicial de sua carreira acadêmica e planejam desenvolver e implementar um projeto de pesquisa independente. O grupo-alvo consiste de pesquisadores em nível de pós-doutorado, de mente aberta, que assumem riscos e são intelectualmente talentosos, de modo que se possa esperar que eles assumam papéis de liderança na academia;
  • duas bolsas de pesquisa de cinco anos de duração para promover pesquisadores com experiência de trabalho significativa no nível de pós-doutorado, visando uma carreira acadêmica. Os fellows constroem sua própria identidade acadêmica ao liderar um grupo de pesquisa independente na Universidade de Konstanz. Essas bolsas estão disponíveis para pesquisadores caracterizados por uma mente forte e criativa, uma capacidade de pensar e se comunicar além de suas próprias disciplinas, independentemente de sua nacionalidade.

 

Ambos os perfis de bolsas estão abertos a pesquisadores de todas as áreas representadas na Universidade de Konstanz.

Leia mais

Pôster 1 Pôster 2