Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Oportunidades de pesquisa

Oportunidades de pesquisa

por Richard Meckien - publicado 08/08/2016 14:40 - última modificação 29/01/2019 12:46

Universidade de Edimburgo, Escócia

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 08/05/2020 09:29

Prazo de inscrição: 30/04/2020, às 17:00 (horário local)

Todas as chamadas a seguir têm o mesmo prazo e estão sendo oferecidas pelo Instituto de Estudos Avançados em Humanidades (IASH), da Universidade de Edimburgo.

Postdoctoral Fellowships 2020-21
Bolsas de pós-doutoramento com duração de até dez meses estão sendo oferecidas a candidatos de qualquer área das Artes, Ciências Humanas e Ciências Sociais. O IASH fornece uma localização invejável em uma das cidades mais intelectualmente inspiradoras do mundo, juntamente com uma rede dinâmica de conexões internacionais. Bolsa de £ 13.000.
Mais

Junior Anniversary Fellowship 2020-21
São buscadas candidaturas centradas no lugar das humanidades no século XXI, para levar adiante a pesquisa de maneira interdisciplinar, talvez nos limites mais externos das ciências humanas, das artes e das ciências sociais. Bolsa de £ 15.000.
Mais

Digital Scholarship Postdoctoral Fellowships 2020-21
Essas bolsas de estudo, com duração entre três e seis meses, destinam-se a encorajar pesquisas interdisciplinares de excelência e atividades de networking com foco específico no digital. Bolsa de £ 7.800.
Mais

Library Fellowships 2020-21
As candidaturas para bolsas de três a seis meses de duração são aplicáveis a pesquisadores de pós-doutorado em qualquer área das Artes, Humanidades e Ciências Sociais, para examinar coleções especiais realizadas na Universidade de Edimburgo. As coleções incluem arquivos, manuscritos, livros raros, arte, instrumentos musicais e outras coleções de museus. Muitas não foram catalogadas ou totalmente pesquisadas, apresentando novas oportunidades para uma ampla gama de disciplinas acadêmicas. Os tópicos para 2019-20 podem incluir os documentos da sessão escocesa, arquivos de Thomas Nelson e/ou Arthur Koestler, manuscritos do Oriente Médio e/ou as coleções do Malaui. Bolsa de £ 7.800, além de subsídios de viagem.
Mais

IASH-Alwaleed Postdoctoral Fellowship in contemporary Islam and Muslim culture 2020-21

Oportunidade de pós-doutorado com duração de até dez meses para pesquisadores que trabalham no campo do Islã contemporâneo e da cultura muçulmana. O IASH oferece uma localização invejável em uma das cidades mais intelectualmente inspiradoras do mundo, juntamente com uma rede dinâmica de conexões internacionais. Bolsas de £ 13.000.
Mais

IASH-CTPI Duncan Forrester Fellowship in public theology 2020-21

Oportunidade de pós-doutorado com duração de até dez meses para pesquisadores que trabalham em qualquer uma das áreas de pesquisa do Centro de Teologia e Assuntos Públicos. O projeto do candidato deve se relacionar amplamente com a teologia pública, em áreas como: construção da paz e artes; teologia, política e migração; teologia e ética ambiental; e teologia, direito e justiça. Bolsas de £ 13.000.
Mais

CSMCH-IASH Visiting Postdoctoral Fellowship in Modern and Contemporary History 2020-21

Bolsa de estudos com três meses de duração que se destina ao incentivo de pesquisa interdisciplinar de excelência e colaboração acadêmica para candidatos em início da carreira no amplo campo da história moderna e contemporânea. O tema de pesquisa interdisciplinar deste ano é 'revolução', e os candidatos devem abordar esse tema. A maior parte da pesquisa deve se enquadrar no período moderno e contemporâne” (de 1750 ao presente). Bolsa de £ 3.300 e subsídios de viagem.
More

Universidade de Gana, Gana

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 07/02/2020 11:41

Prazo de inscrição: 31/03/2020

Maria Sibylla Merian Institute for Advanced Studies in Africa (Miasa) se dedica à pesquisa em ciências humanas e sociais, tendo como tema central a governança sustentável. Subtópicos mais específicos sob este guarda-chuva incluem, destacadamente, democracia sustentável, paz sustentável e gestão de conflitos, e transformação ambiental, bem como migração e deslocamento, restituição de objetos culturais e pesquisa em direitos humanos. Os objetivos gerais do Miasa são trabalhados no sentido de reduzir as assimetrias globais na produção de conhecimento e o fosso cultural entre as Áfricas anglófona e a francófona. Criado em 2018, o instituto serve como um centro de intercâmbio, networking e colaboração entre os principais pesquisadores da Alemanha, de Gana, dos continentes africano e europeu, e além. Está localizado no belo campus da Universidade de Gana em Legon (Accra).

O Miasa oferece tempo e espaço para apoiar projetos acadêmicos inovadores em ciências humanas e sociais de alta qualidade internacional. Os projetos são apoiados por meio de diferentes tipos de bolsas: individuais, em parceria e para membros dos chamados Interdisciplinary Fellow Groups (IFGs). De 2021 a 2026, o instituto concederá cerca de 20 bolsas por ano no total.

Atualmente, estão abertas as seguintes chamadas:

Cinco bolsas individuais (3 a 5 meses de duração) para 2021

Os pesquisadores terão a oportunidade de conduzir um projeto de sua própria escolha, podendo ser de natureza de iniciação, continuação ou conclusão. Os candidatos aprovados receberão todos os direitos e estarão sujeitos a todas as obrigações correspondentes a quaisquer bolsistas do Miasa para o período acordado.
Leia mais

Interdisciplinary Fellow Groups (IFGs) em 2021

Os IFGs são o principal instrumento do Miasa, promovendo pesquisa de primeiro calibre na área de governança sustentável e seus subtópicos. Em 2021, o instituto financiará um IFG de 1º de fevereiro a 31 de maio e outro de 1º de setembro a 31 de dezembro. Um IFG reúne até seis bolsistas por um período de quatro meses.
Leia mais

Universidade de Freiburg, Alemanha

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 31/01/2020 15:34

Prazo de inscrição: 31/03/2020

Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Freiburg (Frias), na Alemanha, oferece até quatro bolsas juniores em História Global no ano acadêmico 2020/21 em conjunto com a Fondazione Internazionale Premio Balzan. As bolsas são financiadas pelo prêmio concedido ao professor Jürgen Osterhammel e se destinam a acadêmicos que trabalham em monografias de pesquisa de pós-doutorado sobre tópicos de história global. Os bolsistas ingressarão na comunidade multidisciplinar do Frias e terão acesso total às instalações e atividades do Instituto. As bolsas terão duração de até seis meses.

Leia mais sobre a oportunidade

Universidade de Konstanz, Alemanha

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 16/01/2020 12:03

Prazo de inscrição: 15/02/2020

O programa Research Visits oferece uma estadia de três meses na Universidade de Konstanz e tem como público-alvo pesquisadores de instituições parceiras em início de carreira.

O objetivo das visitas de pesquisa é proporcionar uma oportunidade para engajamento em um projeto de pesquisa na universidade anfitriã, idealmente em colaboração com um colega do Zukunftskolleg, instituto de estudos avançados local.

Nenhuma limitação é colocada quanto à área de pesquisa desejada, desde que dentro das ciências humanas, naturais e sociais. O estudo interdepartamental e interdisciplinar é incentivado.

Pesquisadores visitantes recebem um espaço de trabalho com todas as instalações habituais para pesquisa e espera-se que participem das atividades do Zukunftskolleg.

Projetos experimentais nas ciências naturais só podem ser apoiados se os arranjos para o espaço do laboratório forem feitos com os respectivos departamentos, uma vez que o Zukunftskolleg não possui nenhum espaço laboratorial próprio.

O financiamento incluirá viagens de ida e volta para Konstanz e até 800 euros por mês para acomodação em Konstanz. O Zukunftskolleg não oferecerá contratos de trabalho para visitas de pesquisa.

Mais informações sobre a chamada

Universidade de Konstanz, Alemanha

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 03/03/2020 14:58

Prazo de inscrição: 28/02/2020

O Zukunftskolleg é o instituto de estudos avançados da Universidade de Konstanz (Alemanha) para a promoção de destacados pesquisadores em início de carreira nas ciências naturais, humanidades e ciências sociais. Oferece uma plataforma para o discurso interdisciplinar entre pesquisadores na Alemanha e no exterior, fornecendo recursos para a obtenção de financiamento extramuros. Pesquisadores do Zukunftskolleg realizam pesquisas sem restrições administrativas e têm a liberdade de se envolver em uma troca significativa com outros colegas promissores.

As bolsas Zukunftskolleg Konnect apoiam pesquisadores da África, Ásia e América Latina que estejam em início de carreira nas áreas relacionadas a um dos treze departamentos da Universidade de Konstanz. Como bolsista do ZUKOnnect, é possível ampliar as redes de pesquisa e conhecer um novo ambiente de pesquisa universitário sem perder o vínculo com a universidade de origem. Uma vez que as bolsas podem ajudar os candidatos na construção de sua primeira ponte para o sistema acadêmico alemão e europeu, estudantes em último ano de doutorado também são incentivados a se inscrever. O Zukunftskolleg não oferecerá contratos de trabalho para os bolsistas do ZUKOnnect.

Mais informações sobre a oportunidade

Pôster