UTI Brasil
A primeira iniciativa do laboratório é a UTI Brasil,* uma série de encontros para debater os movimentos sociais que tomaram conta das ruas do Brasil e também de algumas cidade do mundo em junho.
Programação |
---|
21 de junho, 11 horas O QUE ESTÁ ACONTECENDO? |
3 de julho, 11 horas COMO AVANÇAR?
|
COBERTURA DA IMPRENSA |
A série dedicada ao significado e impacto desses manifestações teve início no dia 21 de junho, com o debate O Que Está Acontecendo?, que envolveu 14 pesquisadores e despertou grande interesse do público e da imprensa. Esse evento foi o primeiro debate público sobre as manifestações promovido por uma universidade brasileira.
A série teve continuidade no dia 3 de julho, com o encontro Como Avançar?, no qual quatro especialistas foram entrevistados por pesquisadores do Instituto sobre aspectos ligados a três questões principais:
- As medidas e decisões adotadas e propostas pelos governantes e pelo Legislativo respondem às aspirações das manifestações populares das últimas semanas?
- É viável um pacto político, econômico e social nacional?
- É possível uma reforma política significativa que reduza o deficit de representatividade, amplie os mecanismos de democracia participativa e traga maior transparência ao sistema político-eleitoral?
* A sigla UTI (de Unidade de Terapia Intensiva) foi empregada pelo professor Euclides Ayres de Castilho, da Faculdade de Medicina da USP ex-conselheiro do IEA, para classificar o esforço de reflexão necessário para a compreensão do momento atual do país e a busca de soluções para os problemas apontados pelas manifestações populares.