Você está aqui: Página Inicial / PUBLICAÇÕES / Ebooks / Arte, Cultura e Institucionalidade

Arte, Cultura e Institucionalidade

por Letícia Martins Tanaka - publicado 27/04/2021 17:35 - última modificação 06/05/2022 09:21

Capa do volume 2 "Arte, Cultura e Institucionalidade" - 140pxRicardo Ohtake (cordenador)

IEA, 2022
440 páginas

Download: PDF

Segundo dos quatro livros da coleção com os conteúdos abordados nas atividades do primeiro quinquenio da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.

O livro retoma os 17 encontros coordenados em 2017 pelo arquiteto, design gráfico e gestor cultural Ricardo Ohtake, titular da cátredra em 2017. As atividades englobaram 23 dirigentes culturais, intelectuais, artistas e curadores para falar sobre os processos de constituição, manutenção e perenização de iniciativas culturais no Brasil. Elas trazem um panorama crítico, atual e histórico da formação da estrutura cultural na cidade de São Paulo, sob o ponto de vista da gestão cultural. O tripé temático dos encontros foi: dirigentes culturais, instituições e exposições.

Ohtake é diretor do Instituto Tomie Ohtake desde sua criação (2001). Foi secretário da Cultura do Estado de São Paulo e secretário do Verde e Meio Ambiente do Município de São Paulo. Dirigiu o Centro Cultural São Paulo, o Museu da Imagem e do Som e a Cinemateca Brasileira. Seu trabalho do designer gráfico inclui o desenvolvimento de projetos de identidade visual e caracterização urbana, além de edição várias publicações de arte e cultura. Foi membro do Conselho Deliberativo do IEA entre 2015 e 2016. Em 2017, foi titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.

A Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência foi lançada em 2016, sendo a primeira cátedra de arte e cultura da USP. Iniciativa do IEA em parceria com o Itaú Cultural, tem por objetivo fomentar reflexões interdisciplinares sobre temas acadêmicos, artístico-culturais e sociais nos âmbitos regional e global.

Outros livros da coleção

Navegação