Você está aqui: Página Inicial / PUBLICAÇÕES / Ebooks / De Kant a Machado de Assis: Reflexões sobre a Modernidade no Brasil

De Kant a Machado de Assis: Reflexões sobre a Modernidade no Brasil

por Letícia Martins Tanaka - publicado 27/04/2021 17:35 - última modificação 06/05/2022 13:12

Capa do volume 1 "De Kant a Machado de Assis: Reflexões sobre a Modernidade no Brasil" - 140pxSérgio Paulo Rouanet (coordenador)

IEA, 2022

Download: PDF

Primeiro dos quatro livros da coleção com os conteúdos abordados nas atividades do primeiro quinquenio da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.

Traz o conteúdo dos cinco encontros coordenados pelo sociólogo e filósofo Sérgio Paulo Rouanet entre maio de 2016 e março de 2017, quando foi o primeiro titular da cátedra. Além dele, participaram dos encontros 31 conferencistas e expositores. Neles, foram discutidos os temas: a modernidade e sua influência nas esferas econômica, política e cultural; estética; arte e universidade; o fazer artístico na contemporaneidade; a ciência e suas fronteiras; as relações entre cinema e psicanálise; Machado de Assis e sua contribuição para a literatura universal.

Sérgio Paulo Rouanet é filósofo, cientista político, diplomata e ensaísta, ex-secretário nacional de Cultura e autor do projeto que deu origem à lei de incentivo à cultura que leva o seu nome. Diplomata de carreira, foi embaixador do Brasil na Dinamarca e na República Tcheca. É o oitavo ocupante da Cadeira nº 13 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 23 de abril de 1992. Foi professor visitante na pós-graduação em sociologia da Universidade de Brasília (UnB), professor do Instituto Rio Branco e professor visitante da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

A Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência foi lançada em 2016, sendo a primeira cátedra de arte e cultura da USP. Iniciativa do IEA em parceria com o Itaú Cultural, tem por objetivo fomentar reflexões interdisciplinares sobre temas acadêmicos, artístico-culturais e sociais nos âmbitos regional e global.

Outros volumes da coleção

Navegação