Uma Cartografia na Formação de Professores para a Educação Básica: Práticas e Soluções Inovadoras em Propostas Curriculares
Bernardete Angelina Gatti, Luisa Veras de Sandes-Guimarães e Daniel Fils Puig
Cátredra Alfredo Bosi de Educação Básica, 2022
161 páginas
Download: PDF
O objetivo principal da obra é identificar e analisar cursos de formação inicial (licenciatura) de professores para a educação básica no Brasil que apresentem inovações em termos de práticas e dinâmicas curriculares.
Os autores afirmam que estudos têm apontado que em grande parte das instituições formadoras de professores os currículos mostram um espectro fragmentado, reproduzindo modos de oferta do curso que se prendem a uma tradição cultural consolidada no início do século 20.
As práticas formativas também se mostram pouco renovadas, não incorporando metodologias diferenciadas, além de adotar muito pouco das contribuições das tecnologias educacionais, que mostraram avanço significativo a partir da segunda metade do século passado, acrescentam.