Você está aqui: Página Inicial / PUBLICAÇÕES / Ebooks / Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência - Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral (livro 4, volume 2)

Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência - Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral (livro 4, volume 2)

por Letícia Martins Tanaka - publicado 27/04/2021 17:35 - última modificação 06/05/2022 09:23

Capa do livro 2 do volume 4 "Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral" - 140pxpxHelena Nader e Paulo Herkenhoff (coordenadores)

IEA, 2022
456 páginas

Download: PDF

Segundo dos dois volumes que constituem o quarto livro do conjunto com conteúdos abordados nas atividades do primeiro quinquenio da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.

Os dois volumes contêm as apresentações dos 19 encontros realizados de agosto de 2019 a dezembro de 2020. A série foi coordenada pelos dois titulares da cátedra no período: o curador, crítico e historiador de arte Paulo Herkenhoff e a biomédica Helena Nader. Os eventos reuniram mais de 80 convidados, entre pesquisadores e cientistas das mais variadas áreas de conhecimento, artistas, ativistas, pensadores, lideranças religiosas e indígenas de diferentes etnias.

Helena Nader é professora titular na Unifesp e presidente da Academia Brasileira de Ciências. Tem aliado as atividades como docente e pesquisadora com a atuação como administradora acadêmica, dirigente de entidades científicas e assessora de agências de apoio à pesquisa. Foi pró-reitora de Graduação (1999-2003) e de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp (2007-2008). Presidiu a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) por três mandatos (2011 a 2017)

Paulo Herkenhoff foi diretor cultural do Museu de Arte do Rio (MAR) e do Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro, curador adjunto no Departamento de Pintura e Escultura do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), curador geral da 24ª Bienal Internacional de São Paulo e curador da Fundação Eva Klabin Rapaport. Foi consultor da Coleção Cisneros (Caracas, Venezuela) e da 9ª Documenta Kassel, na Alemanha.

A Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência foi lançada em 2016, sendo a primeira cátedra de arte e cultura da USP. Iniciativa do IEA em parceria com o Itaú Cultural, tem por objetivo fomentar reflexões interdisciplinares sobre temas acadêmicos, artístico-culturais e sociais nos âmbitos regional e global.

Outros volumes da coleção

Navegação