Cátedra Educação Básica - Atividades 2023
Na conjuntura atual, nessa era de mundialização, multiculturalismo, mudança climática, redes sociais, profundas desigualdades e ameaças à democracia, não cabe mais sustentar a Educação como privilégio de elites e a Universidade como torre de marfim. A complexidade do mundo contemporânea, resultante de macroprocessos econômicos, sociais e políticos emergentes, tem produzido efeitos estruturais e sistêmicos, analisados criticamente pelo eminente pensador e geógrafo Milton Santos [1926-2001].
Num projeto intelectual e político de superação de estruturas produtoras de opressão social, Milton antecipava eixos de ruptura e renovação, reafirmando o valor do novo, da mutação permanente, da abertura epistemológica. Em sua obra, destaca dois conjuntos de efeitos. Por um lado, a aceleração do processo histórico e a compressão do espaço-tempo paradoxalmente fomentam desigualdades sociais e etnodiversidade em escala inédita na história humana. Por outro lado, a dimensão conceitual da sociedade do conhecimento implica uma relação dialética entre elementos estruturantes e processos sistêmicos da conjuntura contemporânea e da ideologia do mundo moderno.
Como reflexão sobre o fenômeno da socio-etno-diversidade, efeito de um multiculturalismo politicamente dominado, a perspectiva miltoniana, radicalmente crítica à disciplinaridade instrumental, permite derivar conceitos cruciais para se buscar superações emancipatórias. Nessa perspectiva, o capitalismo e a modernidade teriam tornado a educação potente instrumento de fomento do conhecimento disciplinar, numa configuração fragmentadora e especializada, geradora de soluções tecnológicas para demandas da produção econômica industrial. Isso implica submissão aos novos papeis sociais impostos pela transformação cada vez mais rápida da sociedade contemporânea, particularmente a massificação e globalização dos bens tecnológicos e culturais.
Considerando o processo de globalização, o espaço-tempo comprimido e unificado e a crescente diversidade multicultural do mundo, como base para seus projetos político-pedagógicos, propostas de renovação profunda da Educação e da Universidade necessitam de sólida e consistente teoria crítica da sociedade e da cultura. Retomar a problemática da Educação, sob a perspectiva do pensamento de Milton Santos abre um caminho produtivo e consistente para repensar as bases conceituais da educação brasileira, recriando referências epistemológicas e pedagógicas.
Organização
Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica
Apoio
Ciclo de Minicursos
"Seres, Sujeitos e Sentidos da Educação Básica"
das 19hs às 21h30, às 3ªs
21|03Disciplinas, Interdisciplinaridade, Competências na Formação do Professor: Bases Conceituais Nilson José Machado |
18|04Língua, Lógica, Matemática: Sobre Algoritmos, Bits e Vírus Nilson José Machado |
02|05 Licenciaturas Interdisciplinares para Futuros Professores Luis Carlos de Menezes | |
---|---|---|---|