Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA

Rede IEA

por Aziz Salem - publicado 08/08/2016 14:39 - última modificação 08/08/2016 14:39

Jovem pesquisador da Intercontinental Academia é eleito membro da ABC

por Fernanda Rezende - publicado 06/12/2016 11:05 - última modificação 07/12/2016 09:26

Helder NakayaHelder Nakaya, um dos 13 jovens pesquisadores da primeira Intercontinental Academia (ICA), foi eleito membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. A categoria, criada em 2007, reúne pesquisadores de excelência com menos de 40 anos para mandatos de cinco anos de duração. Os escolhidos são jovens que atuam em “áreas de fronteira e têm demonstrado, por seus trabalhos, um grande potencial científico”. Nakaya integrará, até 2020, o grupo da região de São Paulo ao lado de mais quatro pesquisadores.

Bacharel em ciências biológicas e com doutorado em bioquímica e biologia molecular, ambos pela USP, Nakaya fez pós-doutorado de 2008 a 2011 na Emory University, em Atlanta (EUA), onde pesquisou o mecanismo de atuação de vacinas em células do sistema imune com técnicas em larga escala. Após a conclusão, tornou-se professor assistente do Departamento de Patologia da Emory University, utilizando a biologia de sistemas para prever e entender a resposta imune a diferentes vacinas. Dois anos depois, foi contratado como docente do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas do Instituto de Ciências Farmacêuticas da USP.

Em 2014, Nakaya foi um dos escolhidos para participar da primeira edição da Intercontinental Academia, que tem como tema o 'tempo'. Realizada de 19 a 29 de abril de 2015 em São Paulo e de 6 a 18 de março de 2016 em Nagoya, no Japão, a ICA é uma iniciativa da rede Ubias (University-Based Institutes for Advanced Study), que reúne 36 institutos de estudos avançados baseados em universidades de todos os continentes. Esta edição foi organizada pelo IEA-USP e pelo Instituto para Estudos Avançados da Universidade de Nagoya. Em março de 2017, os jovens se reunirão novamente em São Paulo para concluir um Mooc (Massive Open Online Course) sobre o tempo, principal produto da ICA.

Vídeo apresenta a pesquisa de Paulo Saldiva sobre poluição do ar

por Fernanda Rezende - publicado 31/10/2016 12:10 - última modificação 31/10/2016 16:17

A Pesquisa Fapesp fez um vídeo, legendado em inglês, que apresenta de forma didática o trabalho que o diretor do IEA, Paulo Saldiva, vem realizando há anos como pesquisador dos efeitos da poluição do ar na saúde humana.

Entusiasta do tema e apaixonado pela capital paulista, Saldiva lembra que “poluição do ar não se resolve com remédio, nem com campanhas de saúde”. A solução passa pelo planejamento urbano, questões relacionadas à mobilidade, estudos sobre uso e ocupação do solo.

Enquanto o cigarro é entendido como um tema de saúde pública, observa o pesquisador, a poluição do ar ainda não o é, mesmo que cerca de 14 mil pessoas morram precocemente em razão dela somente na cidade de São Paulo.

A pesquisa de Saldiva integra o Programa USP Cidades Globais, sediado no IEA, e que tem como objetivo desenhar propostas cientificamente embasadas que possam melhorar a qualidade de vida nas metrópoles.

IEA da Universidade Técnica de Munique recebe candidaturas para fellowship

por Fernanda Rezende - publicado 23/09/2016 12:35 - última modificação 08/11/2016 10:04

Instituto de Estudos Avançados da Universidade Técnica de Munique - 1O Institute for Advanced Study da Universidade Técnica de Munique (TUM-IAS) recebe até 31 de outubro candidaturas nas seguintes categorias de seus programas de bolsas:

-- Hans Fischer Senior/Hans Fischer Fellowship: Proeminentes cientistas internacionais que pretendem explorar tópicos inovadores e de alto risco em suas áreas de pesquisa juntamente a um grupo de pesquisa da TUM.

-- Rudolf Diesel Industry Fellowship: Pesquisadores altamente qualificados da indústria, com forte ligação a grupos de pesquisa do TUM, em especial, candidaturas de empresas do exterior.

-- Anna Boyksen Fellowship: Proeminentes cientistas internacionais que pretendem explorar temas ligados a gênero e diversidade no que diz respeito às ciências naturais e engenharia juntamente a um grupo de pesquisa da TUM.

O TUM-IAS incentiva fortemente indicações e candidaturas de mulheres, bem como de outros perfis que trariam dimensões de diversidade adicionais para as estratégias de pesquisa e ensino da universidade.

Saiba mais

Trinity Long Room Hub, na Irlanda, recebe inscrições para pesquisadores visitantes

por Fernanda Rezende - publicado 23/09/2016 11:20 - última modificação 26/09/2016 18:10

Trinity College DublinO Trinity Long Room Hub, localizado no Trinity College Dublin, na Irlanda, recebe até 31 de outubro inscrições para seu Programa de Pesquisador Visitante, que irá escolher nove participantes para um período de 12 meses entre outubro de 2017 e setembro de 2020.

Cofinanciado pela Horizon 2020 Marie Skłodowska-Curie Actions, o programa concede bolsas a pesquisadores de excelência, oferecendo ainda “a oportunidade de adquirir habilidades que aumentarão suas pesquisas e empregabilidade, aprofundar competências e ampliar as suas redes de contato de forma impactante em suas carreiras de opção, sejam elas na academia, indústria ou setor público”. Saiba mais

Grupo Estilos de Raciocínio Científico participa de encontro internacional

por Fernanda Rezende - publicado 13/09/2016 11:41 - última modificação 13/09/2016 11:41

Valter Alnis BezerraDe 12 a 15 de setembro, o Grupo de Trabalho Estilos de Raciocínio Científico, parte do Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia, participa do X Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, realizado pela Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul (AFHIC), em Águas de Lindóia, interior de São Paulo. No dia 15, como parte da programação do encontro, os membros do grupo realizarão o simpósio temático Estilos de Raciocínio Científico, coordenado por Valter Alnis Bezerra e Otávio Bueno, ambos do grupo do IEA.

A programação completa está disponível aqui.

Pesquisadores do IEA falam sobre agroecologia e segurança alimentar

por Fernanda Rezende - publicado 24/08/2016 15:59 - última modificação 24/08/2016 15:59

Guga Nagib - Perfil

Gustavo Nagib, membro do Grupo de Estudos Agricultura Urbana do IEA, participará de uma roda de conversa sobre Agroecologia: Soberania Alimentar, no dia 27 de agosto, às 10h, no Espaço Casa do João de Barro do Parque Villa-Lobos. Mais informações na página do evento no Facebook.

 

No mesmo dia, Nagib e Lya Porto, que também integra o grupo do IEA, estarão no debate Agricultura Urbana e Segurança Alimentar, no 2º Festival de Agricultura Urbana, às 13h, na Praça Victor Civita, em Pinheiros. Outras informações aqui.

Rouanet participa de bate-papo em lançamento de livro sobre sua obra

por Fernanda Rezende - publicado 12/08/2016 15:20 - última modificação 12/08/2016 15:19

Sérgio Paulo Rouanet - PerfilO filósofo e sociólogo Sérgio Paulo Rouanet, primeiro titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência do IEA e Itaú Cultural, participará de um bate-papo com Alfredo Bosi, Oswaldo Giocoia Jr., Wilson Levy e Luiz Paulo Rouanet no dia 15, às 19h30 na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (avenida Paulista, 2.073). A conversa é aberta ao público, mas como as vagas são limitadas recomenda-se realizar inscrição prévia.

Na ocasião, será lançado o livro "Rouanet 80 Anos" (Ed. É Realizações), que reúne as discussões de simpósio ocorrido em 2014 no Rio de Janeiro. O livro é dividido em quatro eixos temáticos - Democracia, Modernidade, Psicanálise e Literatura, com textos que revisitam a obra de Rouanet e aprofundam a reflexão em torno das categorias do pensamento que marcaram sua trajetória intelectual.

Hamilton Varela recebe título da Royal Society of Chemistry

por Fernanda Rezende - publicado 08/08/2016 14:38 - última modificação 08/08/2016 14:38

Hamilton VarelaHamilton Varela, presidente da Comissão de Pesquisa do IEA e professor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, foi eleito “fellow” da Royal Society of Chemistry (RSC), uma organização não governamental inglesa com 175 anos de história e mais de 50 mil membros em todo o mundo. A RSC investe na educação de futuras gerações de cientistas e conta com parcerias com governos, setores da indústria química e academia, promovendo inovação e avanço na área científica.

O título é concedido, após análise e avaliação de um conselho de membros da RSC, a profissionais da área de química com grande conhecimento e experiência em docência e/ou posições importantes em empresas e universidades. Os membros intitulados “fellow” podem utilizar a sigla FRSC (Fellow of the Royal Society of Chemistry) na assinatura de identificação em assuntos relacionados à química.

Morre o crítico de teatro Sábato Magaldi

por Fernanda Rezende - publicado 08/08/2016 14:40 - última modificação 08/08/2016 14:44

Sabato MagaldiMorreu no dia 14 de julho, aos 89 anos, Sábato Magaldi, escritor, professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP e um dos principais críticos de teatro do Brasil. Ocupante da cadeira de número 24 da Academia Brasileira de Letras, Magaldi publicou três artigos na revista Estudos Avançados: Artes Cênicas, no número 22; Tendências Contemporâneas do Teatro Brasileiro, no número 28; e Machado de Assis e sua Arte Cênica, no número 64. Em abril de 1996, ele também participou do encontro "Tendências Contemporâneas do Teatro Brasileiro", realizado no IEA.

Magaldi estava internado desde o dia 2 de julho em São Paulo e morreu em decorrência de infecção generalizada.

Ex-vice-diretor do IEA assume MAC-USP

por Fernanda Rezende - publicado 08/08/2016 14:40 - última modificação 09/08/2016 08:06

Carlos Roberto Ferreira BrandãoO ex-vice-diretor do IEA, Carlos Roberto Brandão, é o novo diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP. Após deixar a presidência do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão do Ministério da Cultura, Brandão se juntou a Ana Gonçalves Magalhães para formar a chapa que concorreria isoladamente à direção de um dos principais museus de arte do Brasil. Ele foi designado pelo reitor da USP, Marco Antonio Zago, em portaria publicada no último dia 14 de julho no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Brandão tem vasta experiência na análise das questões ligadas à política e ao funcionamento de museus, incluindo a direção do Museu de Zoologia da USP (2001-2005) e a participação (2010-2013) no Comitê Executivo do International Council of Museums(Icom), instituição consultora da Unesco. Entre 2006 e 2010, ele já havia presidido o Comitê Brasileiro do organismo.

Leia o Plano de Gestão de Brandão e Magalhães para o MAC.