A Cátedra

por Fernanda Rezende - publicado 21/02/2019 17:10 - última modificação 27/02/2024 13:40

Educação Básica - ManausIdentificar medidas que subsidiem políticas para o ensino básico a partir da análise de experiências inovadoras e de ações relacionadas à formação e desenvolvimento profissional de professores. Esse é o principal objetivo da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, lançada no dia 21 de fevereiro de 2019. Durante os primeiros cinco anos, a Cátedra recebeu o patrocínio do Itaú Social, e a partir de 2024 permanece como uma iniciativa do IEA.

Originária de um de trabalho realizado pelo Grupo de Estudos Educação Básica Pública Brasileira: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais, a Cátedra realiza  cursos e seminários para professores, principalmente os da rede pública de ensino.

Ao longo de 2017 e 2018, o grupo de estudos do IEA mapeou as questões mais relevantes no cenário da crise educacional do país. Foram realizados cinco seminários reunindo pesquisadores, educadores e gestores públicos para analisar a situação do magistério, a qualidade da educação, o uso das tecnologias em sala de aula, o papel dos documentos oficiais e experiências inovadoras no ensino básico. Ao final, foi redigido relatório que destaca os desafios reais para que ações significativas possam prosperar, mesmo diante da escassez de recursos.

Educação Básica - Campo Grande

“A Cátedra representa um espaço para articulação mais direta entre o setor público e o setor privado em busca de resultados efetivos nos próximos cinco anos, e não em cinco décadas. Várias frentes de colaboração são fomentadas, como a necessária cooperação entre professores do ensino superior e professores da escola básica na formação profissional docente. Um dos efeitos mais esperados é dar mais voz ao professor na organização e no planejamento do ensino, valorizando-se experiências locais bem-sucedidas e redesenhando a importância, às vezes exagerada, da padronização a que conduzem as avaliações sistêmicas e os Documentos Oficiais”, explica o Nilson José Machado, membro da Cátedra e que coordenou o grupo de estudos em 2017 e 2018.

A cátedra se apoia em três premissas, segundo os formuladores da proposta:

  1. educação de qualidade é aquela que promove o desenvolvimento integral do sujeito;
  2. a formação de pessoal docente requer relação equilibrada entre teoria e prática, reconhecendo cada indivíduo em sua integralidade;
  3. a formação do professorado e sua atuação profissional encontram limites em problemas estruturantes, envolvendo variáveis internas e externas à escola.

A cátedra considera que a formação sistemática dos docentes deve ser permanente, centrada no que é experimentado na escola, mas ubíqua, colaborativa e híbrida (presencial e por meios digitais). A proposta acrescenta que, assim como cada estudante, cada docente deve ter reconhecida sua integralidade e seu caráter de sujeito. Tal formação amplia a capacidade de observação e reflexão, a partir da articulação entre os desafios, teorias científica e resultados de pesquisa.

Ao associar a educação de qualidade à preocupação desta em promover o desenvolvimento integral da pessoa, a cátedra enfatiza a necessidade do reconhecimento de suas diferentes dimensões (cognitiva, emocional, social, ética e física) e da valorização da diversidade de interesses, talentos e trajetórias individuais e grupais. Ao adotar essa noção de educação integral, a cátedra incentiva a complementaridade entre escolas, famílias, organizações locais e da cidade e as de maior amplitude e se propõe a promover a colaboração multidisciplinar, dados os desafios do século 20.

Os responsáveis pela cátedra relacionam problemas estruturantes que limitam a formação e atuação dos docentes: alta rotatividade das equipes escolares, ausência de autonomia da unidade escolar para selecionar o corpo docente, pesadas jornadas de trabalho que não comportam elaboração pedagógica coletiva, infraestrutura deficiente, visão fragmentada da gestão educacional, remuneração e carreiras desestimulantes. Nesse sentido, consideram fundamentais as pesquisas que apontem soluções para esses desafios, inclusive sobre experiências já vividas por redes e comunidades escolares.

 

Texto: Mauro Bellesa/IEA

Créditos: Foto 1 - Lton Santos/Secretaria de Educação de Manaus/Arquivo Seme | Foto 2 - Assessoria de Imprensa/Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande