Notícias da Cátedra de Educação Básica

por Fernanda Rezende - publicado 18/02/2016 15:25 - última modificação 21/02/2019 14:19

Para consolidar um espaço permanente de formação continuada

por Nelson Niero Neto — última modificação 07/02/2020 13:52

No fechamento do semestre, participantes exploram ideias para os próximos anos da Cátedra e reconhecem o espaço de discussão como relevante para sua formação continuada

Para consolidar um espaço permanente de formação continuada - Leia mais…

O futuro da cátedra

por Nelson Niero Neto — última modificação 07/02/2020 13:49

Para os próximos quatro anos, os responsáveis pela Cátedra de Educação Básica estabeleceram como objetivo aumentar a abrangência da iniciativa e focar no combate à fragmentação do conhecimento na escola

O futuro da cátedra - Leia mais…

Foco na equidade e nas especificidades

por Nelson Niero Neto — última modificação 07/02/2020 13:36

Os projetos temáticos propostos pelos participantes focaram em atender demandas de públicos tradicionalmente deixados de lado pelas políticas públicas

Foco na equidade e nas especificidades - Leia mais…

Temas para pensar a escola

por Nelson Niero Neto — última modificação 07/02/2020 13:18

Durante o segundo semestre de 2019, palestrantes levantaram discussões sobre tópicos como equidade, fragmentação do conhecimento e a gestão escolar

Temas para pensar a escola - Leia mais…

Formação continuada exige compromisso coletivo

por Nelson Niero Neto — última modificação 07/02/2020 13:04

Para que as discussões das reuniões pedagógicas impactem na prática docente, é necessário um olhar amplo de toda a comunidade

Formação continuada exige compromisso coletivo - Leia mais…

Corresponsabilidade gera aprendizagem

por Nelson Niero Neto — última modificação 07/02/2020 13:02

Experiências para além dos espaços escolares dependem de autonomia dos professores, apoio da gestão e colaboração das famílias

Corresponsabilidade gera aprendizagem - Leia mais…

A dupla gestora vista por si mesma e pelos educadores

por Nelson Niero Neto — última modificação 07/02/2020 14:22

O papel de coordenadores pedagógicos e diretores é fundamental para garantir que toda a escola e o território se dediquem à promoção da aprendizagem dos estudantes

A dupla gestora vista por si mesma e pelos educadores - Leia mais…

Para mudar a cultura escolar, é preciso articular o coletivo

por Nelson Niero Neto — última modificação 07/02/2020 12:48

Os projetos são a principal forma de integração das disciplinas. Mas, para que deixem de ser ações pontuais, é preciso mobilização dos gestores

Para mudar a cultura escolar, é preciso articular o coletivo - Leia mais…

Grandes questões sobre linguagem

por Nelson Niero Neto — última modificação 07/02/2020 12:23

Matemática e língua materna, duas formas de representação da realidade, podem ser trabalhadas de maneira articulada, sobretudo quando a tecnologia é discutida

Grandes questões sobre linguagem - Leia mais…

Das disciplinas à transdisciplinaridade

por Nelson Niero Neto — última modificação 07/02/2020 12:20

Desde a Grécia Antiga discute-se como diferentes saberes podem se relacionar. Nas escolas, é preciso promover cada vez mais interações entre as áreas do conhecimento

Das disciplinas à transdisciplinaridade - Leia mais…

Bons projetos nascem da escuta dos alunos

por Nelson Niero Neto — última modificação 07/02/2020 12:06

Propostas motivadoras consideram o contexto escolar e dos estudantes. Para criá-las, é necessário conhecê-los e respeitar as características do grupo

Bons projetos nascem da escuta dos alunos - Leia mais…

Diversidade na sala de aula e fora dela

por Nelson Niero Neto — última modificação 07/02/2020 12:02

O protagonismo dos estudantes e da comunidade é o ponto mais importante para abraçar a diversidade na escola

Diversidade na sala de aula e fora dela - Leia mais…

Estratégias para engajar famílias

por Nelson Niero Neto — última modificação 07/02/2020 14:19

Conhecer a comunidade a fundo e envolvê-las no planejamento das ações da escola é o primeiro passo para aproximá-la da instituição

Estratégias para engajar famílias - Leia mais…

Equidade: Dos Dados à Pedagogia da Diversidade

por Nelson Niero Neto — última modificação 07/02/2020 11:59

Avaliações e censos são importantes para compreender os desafios da equidade e pensar maneiras de abraçar a diversidade dentro das instituições de ensino

Equidade: Dos Dados à Pedagogia da Diversidade - Leia mais…

Cátedra de Educação Básica organiza ciclo "A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes"

por Nelson Niero Neto — última modificação 13/11/2019 10:17

Indicado para professores, coordenadores pedagógicos e membros da equipe e direção de instituições de Educação Básica, o ciclo terá quatro encontros entre agosto e novembro

Cátedra de Educação Básica organiza ciclo "A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes" - Leia mais…

Ciclo Ação e Formação do Professor inaugura atividades da Cátedra de Educação Básica

por Victor Matioli — última modificação 12/04/2019 10:23

O Ciclo Ação e Formação do Professor dará início aos trabalhos da cátedra no primeiro semestre de 2019. Serão três eventos ao todo, realizados sempre aos sábados (das 9h às 18h) para que professores ativos no sistema de de Educação Básica possam comparecer e compartilhar suas perspectivas.

Ciclo Ação e Formação do Professor inaugura atividades da Cátedra de Educação Básica - Leia mais…

IEA e Itaú Social lançam Cátedra de Educação Básica

por Mauro Bellesa — última modificação 26/02/2019 08:19

Por meio de convênio firmado em dezembro de 2018 entre a USP e o Itaú Social, foi criada no IEA a Cátedra de Educação Básica, destinada a promover reflexão e debates sobre experiências inovadores para o ensino e políticas públicas para o setor.

IEA e Itaú Social lançam Cátedra de Educação Básica - Leia mais…