Notícias da Cátedra de Educação Básica

por Fernanda Rezende - publicado 18/02/2016 15:25 - última modificação 21/02/2019 14:19

Fundamentação dos conteúdos é o tema de novo ciclo da Cátedra de Educação Básica por Nelson Niero Neto — última modificação 12/03/2020 14:21
Atividades serão ao longo do primeiro semestre de 2020, com o primeiro encontro no dia 21 de março; inscrições estão abertas
Para consolidar um espaço permanente de formação continuada por Nelson Niero Neto — última modificação 07/02/2020 13:52
No fechamento do semestre, participantes exploram ideias para os próximos anos da Cátedra e reconhecem o espaço de discussão como relevante para sua formação continuada
O futuro da cátedra por Nelson Niero Neto — última modificação 07/02/2020 13:49
Para os próximos quatro anos, os responsáveis pela Cátedra de Educação Básica estabeleceram como objetivo aumentar a abrangência da iniciativa e focar no combate à fragmentação do conhecimento na escola
Foco na equidade e nas especificidades por Nelson Niero Neto — última modificação 07/02/2020 13:36
Os projetos temáticos propostos pelos participantes focaram em atender demandas de públicos tradicionalmente deixados de lado pelas políticas públicas
Temas para pensar a escola por Nelson Niero Neto — última modificação 07/02/2020 13:18
Durante o segundo semestre de 2019, palestrantes levantaram discussões sobre tópicos como equidade, fragmentação do conhecimento e a gestão escolar
Formação continuada exige compromisso coletivo por Nelson Niero Neto — última modificação 07/02/2020 13:04
Para que as discussões das reuniões pedagógicas impactem na prática docente, é necessário um olhar amplo de toda a comunidade
Corresponsabilidade gera aprendizagem por Nelson Niero Neto — última modificação 07/02/2020 13:02
Experiências para além dos espaços escolares dependem de autonomia dos professores, apoio da gestão e colaboração das famílias
A dupla gestora vista por si mesma e pelos educadores por Nelson Niero Neto — última modificação 07/02/2020 14:22
O papel de coordenadores pedagógicos e diretores é fundamental para garantir que toda a escola e o território se dediquem à promoção da aprendizagem dos estudantes
Para mudar a cultura escolar, é preciso articular o coletivo por Nelson Niero Neto — última modificação 07/02/2020 12:48
Os projetos são a principal forma de integração das disciplinas. Mas, para que deixem de ser ações pontuais, é preciso mobilização dos gestores
Grandes questões sobre linguagem por Nelson Niero Neto — última modificação 07/02/2020 12:23
Matemática e língua materna, duas formas de representação da realidade, podem ser trabalhadas de maneira articulada, sobretudo quando a tecnologia é discutida
Das disciplinas à transdisciplinaridade por Nelson Niero Neto — última modificação 07/02/2020 12:20
Desde a Grécia Antiga discute-se como diferentes saberes podem se relacionar. Nas escolas, é preciso promover cada vez mais interações entre as áreas do conhecimento
Bons projetos nascem da escuta dos alunos por Nelson Niero Neto — última modificação 07/02/2020 12:06
Propostas motivadoras consideram o contexto escolar e dos estudantes. Para criá-las, é necessário conhecê-los e respeitar as características do grupo
Diversidade na sala de aula e fora dela por Nelson Niero Neto — última modificação 07/02/2020 12:02
O protagonismo dos estudantes e da comunidade é o ponto mais importante para abraçar a diversidade na escola
Estratégias para engajar famílias por Nelson Niero Neto — última modificação 07/02/2020 14:19
Conhecer a comunidade a fundo e envolvê-las no planejamento das ações da escola é o primeiro passo para aproximá-la da instituição
Equidade: Dos Dados à Pedagogia da Diversidade por Nelson Niero Neto — última modificação 07/02/2020 11:59
Avaliações e censos são importantes para compreender os desafios da equidade e pensar maneiras de abraçar a diversidade dentro das instituições de ensino
Cátedra de Educação Básica organiza ciclo "A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes" por Nelson Niero Neto — última modificação 13/11/2019 10:17
Indicado para professores, coordenadores pedagógicos e membros da equipe e direção de instituições de Educação Básica, o ciclo terá quatro encontros entre agosto e novembro
Ciclo Ação e Formação do Professor inaugura atividades da Cátedra de Educação Básica por Victor Matioli — última modificação 12/04/2019 10:23
O Ciclo Ação e Formação do Professor dará início aos trabalhos da cátedra no primeiro semestre de 2019. Serão três eventos ao todo, realizados sempre aos sábados (das 9h às 18h) para que professores ativos no sistema de de Educação Básica possam comparecer e compartilhar suas perspectivas.
IEA e Itaú Social lançam Cátedra de Educação Básica por Mauro Bellesa — última modificação 26/02/2019 08:19
Por meio de convênio firmado em dezembro de 2018 entre a USP e o Itaú Social, foi criada no IEA a Cátedra de Educação Básica, destinada a promover reflexão e debates sobre experiências inovadores para o ensino e políticas públicas para o setor.