Você está aqui: Página Inicial

Você encontrou o que estava procurando? Tente a Busca Avançada para refinar a sua busca.

Resultados da busca 44 itens atendem ao seu critério.

Ensino Superior e Pesquisa no Brasil
por Sandra Sedini última modificação 23/04/2019 11:02 — registrado em: , , , , , , , ,
Escola: Gestão e Docência - 3º Encontro - 26 de outubro de 2019
por Maria Leonor de Calasans última modificação 08/11/2019 11:57 — registrado em: , , , , ,
Tardes Cariocas: A USP Ouve o Rio de Janeiro - A Universidade em um Tempo de Choque Cultural
por Sandra Sedini última modificação 20/10/2015 13:36 — registrado em: , , ,
Fragmentação Disciplinar e Transdisciplinaridade
por Janaina Abreu Oliveira última modificação 16/12/2019 11:29 — registrado em: , , , , , ,
Escola: Gestão e Docência
por Janaina Abreu Oliveira última modificação 18/02/2020 09:34 — registrado em: , , , , ,
Sistematização e Propostas
por Janaina Abreu Oliveira última modificação 12/02/2020 15:47 — registrado em: , , , , , ,
Ciclo de Atividades de Formação Didático-Pedagógica
por Thais Cardoso última modificação 21/05/2018 14:38 — registrado em: , , ,
Ciclo de atividades discute formação de docentes
Evento é promovido pela Comissão de Pós-Graduação da FFLCRP-USP e busca atender demandas de alunos, orientadores e da própria comunidade por Thais Cardoso última modificação 21/05/2018 14:50 — registrado em: , , , ,
Escola sem Partido ou sem Autonomia? O Princípio da Igualdade em Questão
por Sandra Sedini última modificação 24/10/2016 14:31 — registrado em: , , , , , , , , , , , , ,
Fragmentação Disciplinar e Transdisciplinaridade - 2º encontro do ciclo A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes - 28 de setembro de 2019
por Maria Leonor de Calasans última modificação 04/10/2019 14:02 — registrado em: , , , , ,
Ciclo Ação e Formação do Professor: Planejamento e Avaliação (2º Encontro) - 13 de abril de 2019
por Maria Leonor de Calasans última modificação 15/04/2019 11:22 — registrado em: , , , , ,
Estratégias para engajar famílias
Conhecer a comunidade a fundo e envolvê-las no planejamento das ações da escola é o primeiro passo para aproximá-la da instituição por Nelson Niero Neto última modificação 07/02/2020 14:19 — registrado em: , , ,
Bons projetos nascem da escuta dos alunos
Propostas motivadoras consideram o contexto escolar e dos estudantes. Para criá-las, é necessário conhecê-los e respeitar as características do grupo por Nelson Niero Neto última modificação 07/02/2020 12:06 — registrado em: , , ,
Das disciplinas à transdisciplinaridade
Desde a Grécia Antiga discute-se como diferentes saberes podem se relacionar. Nas escolas, é preciso promover cada vez mais interações entre as áreas do ... por Nelson Niero Neto última modificação 07/02/2020 12:20 — registrado em: , , ,
Grandes questões sobre linguagem
Matemática e língua materna, duas formas de representação da realidade, podem ser trabalhadas de maneira articulada, sobretudo quando a tecnologia é discutida por Nelson Niero Neto última modificação 07/02/2020 12:23 — registrado em: , , ,
Para mudar a cultura escolar, é preciso articular o coletivo
Os projetos são a principal forma de integração das disciplinas. Mas, para que deixem de ser ações pontuais, é preciso mobilização dos gestores por Nelson Niero Neto última modificação 07/02/2020 12:48 — registrado em: , , ,
A dupla gestora vista por si mesma e pelos educadores
O papel de coordenadores pedagógicos e diretores é fundamental para garantir que toda a escola e o território se dediquem à promoção da aprendizagem dos ... por Nelson Niero Neto última modificação 07/02/2020 14:22 — registrado em: , , ,
Corresponsabilidade gera aprendizagem
Experiências para além dos espaços escolares dependem de autonomia dos professores, apoio da gestão e colaboração das famílias por Nelson Niero Neto última modificação 07/02/2020 13:02 — registrado em: , , ,
Temas para pensar a escola
Durante o segundo semestre de 2019, palestrantes levantaram discussões sobre tópicos como equidade, fragmentação do conhecimento e a gestão escolar por Nelson Niero Neto última modificação 07/02/2020 13:18 — registrado em: , , ,
Foco na equidade e nas especificidades
Os projetos temáticos propostos pelos participantes focaram em atender demandas de públicos tradicionalmente deixados de lado pelas políticas públicas por Nelson Niero Neto última modificação 07/02/2020 13:36 — registrado em: , , ,
O futuro da cátedra
Para os próximos quatro anos, os responsáveis pela Cátedra de Educação Básica estabeleceram como objetivo aumentar a abrangência da iniciativa e focar no ... por Nelson Niero Neto última modificação 07/02/2020 13:49 — registrado em: , , ,
Para consolidar um espaço permanente de formação continuada
No fechamento do semestre, participantes exploram ideias para os próximos anos da Cátedra e reconhecem o espaço de discussão como relevante para sua formação ... por Nelson Niero Neto última modificação 07/02/2020 13:52 — registrado em: , , ,
Entre a criança e a política pública
Avaliar é um dos meios de se observar o desenvolvimento, seja das crianças em um berçário ou de um sistema de ensino. Mais para que isso aconteça, a avaliação ... por Nelson Niero Neto última modificação 20/08/2019 14:58 — registrado em: , , ,
O desafio da qualidade passa pelo professor
Valorizar a formação inicial e continuada é chave para melhorar os índices de aprendizagem no Brasil, diz especialista por Nelson Niero Neto última modificação 20/08/2019 14:59 — registrado em: , , ,
Os desafios da formação inicial e seus impactos
Cursos de Pedagogia e licenciaturas perdem a oportunidade de preparar os futuros professores para a prática da sala de aula e transformam as iniciativas de ... por Nelson Niero Neto última modificação 20/08/2019 14:59 — registrado em: , , ,
A divulgação científica como apoio a formação de professores
Em São Carlos, iniciativas do campus da USP na cidade aproximam graduandos da Educação Básica e dão apoio para o trabalho de professores dos ensinos ... por Nelson Niero Neto última modificação 20/08/2019 14:59 — registrado em: , , ,
Equidade: Dos Dados à Pedagogia da Diversidade
Avaliações e censos são importantes para compreender os desafios da equidade e pensar maneiras de abraçar a diversidade dentro das instituições de ensino por Nelson Niero Neto última modificação 07/02/2020 11:59 — registrado em: , , ,
Diversidade na sala de aula e fora dela
O protagonismo dos estudantes e da comunidade é o ponto mais importante para abraçar a diversidade na escola por Nelson Niero Neto última modificação 07/02/2020 12:02 — registrado em: , , ,
Formação continuada exige compromisso coletivo
Para que as discussões das reuniões pedagógicas impactem na prática docente, é necessário um olhar amplo de toda a comunidade por Nelson Niero Neto última modificação 07/02/2020 13:04 — registrado em: , , ,
Sistematização e Propostas - 30 de novembro de 2019
por Maria Leonor de Calasans última modificação 05/12/2019 09:51 — registrado em: , , , , ,